Skip to main content

Em meio ao atual momento de instabilidade econômica provocada pela pandemia, vários setores produtivos estão investindo em alternativas para ampliar o faturamento e os açougues são um deles. No post de hoje, mostraremos qual o impacto do setor dentro de um supermercado e as alternativas que podem ser aplicadas para aumentar as vendas de carnes neste espaço.  Por aqui você vai encontrar 8 estratégias para aumentar as vendas no açougue.

Por que o açougue é tão importante dentro de um supermercado?

Este setor é responsável por aproximadamente 20% do faturamento da loja, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).  Além disso, atualmente as pessoas, com o objetivo de otimizarem as compras em meio a correria do dia a dia, querem resolver tudo em um lugar só. Ou seja, no supermercado!

Por isso, é importante que o PDV também disponibilize esse espaço, proporcionando ao cliente uma experiência de compras agradável e adequada às suas necessidades.

Saiba quais as formas de aumentar as vendas no açougue

Agora que você já sabe que o açougue pode ser um estratégico ponto de venda para o seu supermercado, vale lembrar que é um setor que precisa de muita atenção para obter resultados. Quer potencializar as vendas neste espaço? Vamos te mostrar como fazer isso. Continue lendo!

1 – Invista na comunicação visual

Como dissemos, em meio a correria do dia a dia, as pessoas estão sempre com pressa e querendo resolver as tarefas com rapidez e funcionalidade. Partindo do princípio de que o cliente quer chegar ao açougue e logo escolher a carne de sua preferência, implementar no espaço uma sinalização adequada com os diferentes tipos de carnes, cortes e os preços é uma forma de facilitar a vida deles.

Sendo assim, o cliente, antes mesmo de chegar ao balcão, já sabe os valores e o tipo de carne que deseja adquirir. Mais prático e atrativo, não é mesmo?!

2 – Reserve uma área para preparo das carnes à vista

Este é um conceito interessante que consiste em transformar a área do açougue em uma espécie de “vitrine”.  A proposta permite que o cliente acompanhe o trabalho dos açougueiros, o que atribui maior transparência e credibilidade ao trabalho deles.  E claro, confiança no produto em que está adquirindo.

Além disso, esse viés de atendimento deixa um açougue com uma apresentação mais moderna, sendo também uma forma de mostrar os cuidados profissionais com a higiene e segurança ao manusear os alimentos.

3 – Mantenha o lugar sempre higienizado

Esse é um dos tópicos mais importantes quando falamos em aumentar as vendas no açougue, porque quando se fala em alimentos que vão para a mesa do consumidor, esse aspecto tem impacto direto no bem-estar e na saúde das pessoas.  Portanto, é essencial seguir as diretrizes estabelecidas pela Anvisa, no que diz respeito a controle de qualidade, vencimento dos alimentos, armazenamento, limpeza, entre outros atributos.

4 – Tenha uma equipe qualificada

O sucesso de um açougue passa também por uma equipe qualificada e com sólida expertise em manusear carnes dos mais diversos aspectos.  Neste contexto, ele deve saber trabalhar com variadas peças, conseguindo identificar inclusive quais delas combinam com determinados tipos de menus, para que possa auxiliar o cliente na melhor escolha e prestar um atendimento de excelência.

Por isso, ele deve se posicionar perante os consumidores, não só como um preparador de carne, mas como alguém que o público possa dialogar e pedir informações.  Além disso, é essencial que os açougueiros dominem todas as técnicas de higienização, para que o preparo das carnes seja feito com total segurança e eficiência.

5 – Trabalhe com uma câmara frigorífica de qualidade

A carne é um alimento perecível e que exige cuidados especiais no que se refere ao transporte e ao armazenamento.  Por isso, não abra mão de ter disponível uma câmara frigorífica específica, para conservar esse produto em temperatura adequada, sustentando a qualidade da carne para que ela se mantenha apta para consumo.

6 – Destine parte dos recursos para ações de marketing

De acordo com estudo realizado pela Comscore, empresa especializada em análise de internet, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo nas redes sociais, perdendo apenas para México.

Pesquisas como essa demonstram que o seu negócio precisa estar na internet, pois é uma maneira de potencializar a interatividade com o público, compreendendo suas necessidades e propondo as melhores soluções. Neste contexto, vale investir em um planejamento de marketing digital, que contemple investimento em promoções, mídia paga, calendário editorial para postagens regulares nas suas redes.

7 – Tenha produtos que facilitem a vida do cliente

Enquanto algumas pessoas preferem adquirir produtos sem uma preparação personalizada, existe aquele perfil de clientes que gostam de ter disponível cortes semi preparados.  A ideia deste tipo de consumidor é ganhar tempo na hora de cozinhar, por isso prefere adquirir produtos já temperados e praticamente prontos para cozimento.

Portanto, fica a dica para alguns itens como espetinhos, bife a rolê, kaftas, hambúrgueres, entre outras iguarias.  Vale a pena investir em algo novo para atrair o cliente.

8 – Investir em tecnologias de gestão

Todas estas ações mencionadas até aqui precisam vir acompanhadas de mecanismos de gestão dentro do ambiente de supermercado. E a tecnologia é uma grande aliada para aumentar as vendas do açougue. Além disso, ela pode otimizar processos e controlar de forma eficaz as entradas e saídas do setor.

Estes mecanismos possibilitam, entre outras coisas, monitorar os resultados das ações implementadas para medir o grau de assertividade delas. Tais indicadores vão nortear tomadas de decisões.  Veja aqui como a tecnologia pode ser um facilitador de compras para o supermercado.

Conheça também o modelo de Supermercado Omnichannel e veja as várias possibilidades de trabalhar a inteligência de dados no seu negócio.  Conheça as soluções da VR Software!

Gostou do post e quer se aprofundar no assunto? Veja a Master Class VR: Eficiência e produtividade no setor do açougue.  Os especialistas em gestão de supermercado e no setor de açougue Clóvis Renato Durans e Paulo Tadeu de Oliveira falam tudo que você precisa saber sobre esse setor e quais os indicadores deve observar para o sucesso de vendas. Clique aqui!