Cash & Carry: o método de compras que ganhou espaço no mercado brasileiro

Publicado em sexta, 10 dezembro 2021
Cash & Carry: o método de compras que ganhou espaço no mercado brasileiro

Proporcionar uma boa experiência de compra e praticar valores acessíveis são fatores que diferenciam, positivamente, um empreendimento varejista. O cash & carry é uma modalidade de autosserviço que visa alcançar todos esses objetivos a partir de um método!

Neste post, você vai saber tudo sobre este modelo que está cada vez mais sólido no mercado do varejo no Brasil. O que é o cash & carry, como ele funciona e as principais vantagens para quem implementar esse tipo de negócio. Curta a leitura!

 

O que é o cash & carry e como ele funciona

O cash & carry é um modelo de negócio que visa alguns objetivos primordiais. Proporcionar ao cliente uma experiência de compra diferenciada é um deles. Reduzir os custos e otimizar a produtividade da loja também é outro fator crucial.

Essa modalidade de autoatendimento do varejo permite ao cliente comprar e levar o produto, como o próprio termo sugere, com agilidade e praticidade. No cash & carry, o consumidor escolhe a mercadoria e, diretamente na gôndola, faz o pagamento, efetua a compra e já sai com o produto em mãos. A palavra-chave é: economia!

O cash & carry tem ganhado muito espaço no mercado e conquista a preferência de empresas pequenas e médias e consumidores finais. Quem compra decide se quer levar grandes ou pequenas quantidades, conforme cada tipo de necessidade.

Na modalidade de atacado distribuidor existem vendedores e representantes comerciais na intermediação das compras, além de transportadores. Um dos grandes diferenciais do cash & carry é a ausência desses intermediários. Tudo fica sob responsabilidade do comprador, entretanto, os custos também se tornam mais baixos.

Para consumidores finais, a redução de custos também é um diferencial importante oferecido pelo cash & carry. Como as lojas podem alocar melhor os seus recursos ao aplicar a modalidade, o resultado são preços mais baixos e acessíveis.

 

Tendência em crescimento no mercado

Segundo o site e-commerce Brasil, em 2020, 67% das famílias brasileiras faziam suas compras em estabelecimentos que trabalham com o cash & carry. O crescimento da modalidade ressalta a consolidação do autosserviço no Brasil e evidencia como o modelo pode melhorar os rendimentos do varejo!

Uma análise feita pela Nielsen, no início de 2019, revelou que o cash & carry, naquele período, já tinha tendência de crescimento. O principal motivo é que os brasileiros, segundo os especialistas, se preocupavam mais com preço, qualidade e consumo consciente do que com marcas do produto ou de supermercados.

Você sabe o que é o planograma? A organização dos produtos nas gôndolas do supermercado é fundamental do ponto de vista logístico e estratégico. Leia o post em nosso blog para saber tudo sobre este assunto!

 

As principais vantagens do cash & carry

Agora que você já sabe exatamente o que é o modelo de negócio conhecido como cash & carry, vamos às principais vantagens dessa modalidade para o varejo!

Para os clientes, um dos principais benefícios do cash & carry é a praticidade na experiência de compra. Isso porque tudo é feito no mesmo lugar: as gôndolas. Dessa forma, o cliente ganha mais autonomia e agilidade para comprar o que deseja.

Esse modelo também possibilita ao varejo aproveitar os recursos humanos de uma maneira diferente. Os vendedores podem atuar como consultores, indicando os melhores produtos ou tirando dúvidas dos consumidores.

O preço é um dos fatores centrais para o funcionamento do cash & carry, e também para o sucesso do mesmo! O valor cobrado pelas mercadorias costuma ser bem mais baixo do que outras lojas que atendem o varejo.

Os empreendimentos que atendem no modelo de cash & carry têm mais disponibilidade para vendas em grandes quantidades, e até focam no consumidor que busca esse tipo de compra. Sendo assim, é possível praticar preços muito mais competitivos!

A variedade de produtos em uma mesma loja é outra vantagem do cash & carry. As lojas costumam ser extensas, o que possibilita disponibilizar uma boa variedade de tipos e marcas de produtos.

Portanto, os clientes conseguem, no mesmo local, comprar produtos de diversos setores. Dar aos consumidores a chance de comprar exatamente tudo o que precisam é uma ótima oportunidade para otimizar as vendas!

Itens em falta no ponto de venda é uma falha que todo supermercadista deve trabalhar para evitar. Leia este post em nosso blog para saber como diminuir a ruptura de produtos no PDV!

 

Estrutura diferenciada proporciona experiência de compra mais confortável

Como abordamos acima, acerca da extensão das lojas, a estrutura das cash & carry são, de fato, um diferencial. Além de grandes, costumam ter uma organização simples e eficiente, para que os clientes se sintam confortáveis.

Os corredores são mais amplos, com foco em oferecer aos consumidores a melhor circulação possível. Dessa forma, o acesso às gôndolas se torna mais eficaz, o que otimiza ainda mais a experiência de compra!

Outra vantagem de se investir na modalidade cash & carry é atender os pequenos negócios. Em função de todos os benefícios apresentados acima, as pequenas empresas são, naturalmente, interessadas nesse tipo de modelo de negócio.

Com o cash & carry, as pequenas empresas podem praticar preços mais baixos, dispensar intermediários que oneram as compras e ter uma grande disponibilidade de mercadorias. Essas são vantagens que elas não encontram em atacadistas distribuidores!

 

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