Como fazer uma boa gestão de PDV?

Publicado em segunda, 30 novembro -1
Como fazer uma boa gestão de PDV?

O objetivo de qualquer estabelecimento no varejo é muito claro: vender mais. Portanto, é evidente que um dos pilares para qualquer gestor de supermercado é fazer uma boa gestão de PDV. O ponto de venda é a área mais importante do negócio, afinal, é ali que se realiza o contato com o cliente e as vendas, o que se conecta com todos os outros setores da loja!

 

Mas, antes de ter como objetivo aumentar as vendas, é preciso compreender o PDV de forma mais abrangente. Ele deve ser otimizado para atrair os clientes e proporcionar uma boa experiência de compra, para que o volume de vendas seja maior. Para isso, é preciso trabalhar muito bem cada detalhe do ponto de venda.

 

Neste post, você vai saber tudo sobre como executar uma boa gestão do ponto de venda, a partir dos seus principais pilares. A importância de se fazer um bom controle de estoque, as melhores formas de se expor os produtos, precificação, atendimento e meios de pagamento, para que tudo funcione bem no PDV do supermercado!

 

A importância da boa gestão de PDV

O gerenciamento de um supermercado passa pela organização de diversos setores, como marketing, financeiro, estoque e logística, por exemplo. Cada área precisa funcionar muito bem para que o estabelecimento possa alcançar um bom volume de vendas. Mas, de nada adianta se tudo isso fluir bem, se não houver uma boa gestão de PDV.

 

Analisar a importância de se fazer um bom gerenciamento do ponto de venda é possível entender como tudo deve funcionar de forma integrada no varejo. Afinal, o PDV se comunica, e nele se executa, atividades fundamentais para que o trabalho de propaganda, faturamento de compras e relacionamento com os consumidores funcione bem!

 

Portanto, uma boa gestão de PDV pensa e organiza a loja, principalmente, para que as necessidades e expectativas dos clientes sejam atendidas com eficiência. Essas demandas vão desde uma boa organização das gôndolas, passando por uma exposição legível e correta dos preços, além de um checkout rápido, com diferentes opções para pagamento.

 

É importante compreender, também, que é no ponto de venda que o cliente vai ter, de fato, o contato com a realidade da loja, sobretudo no caixa. É por isso que o atendimento deve ser otimizado e aperfeiçoado cada vez mais. Além disso, é no PDV em que se tem a oportunidade de se aproximar desse consumidor, por meio de promoções, por exemplo.

 

Por esses motivos, o ponto de venda deve ser um dos principais focos para um supermercadista. É necessário contar com gestores especializados em fazer essa manutenção e monitoramento da loja, que precisa ser diário. Além, claro, de contar com tecnologias que facilitem essa gestão e otimizem os processos!

 

As práticas necessárias para uma boa gestão do ponto de venda

Agora que você já entendeu o que é a gestão de PDV e sua importância, chegou o momento de entender como fazer esse gerenciamento. Separamos algumas práticas para se executar e otimizar a gestão dos pilares do ponto de venda de um supermercado!

 

A primeira coisa que um consumidor procura na loja é, claro, o produto que ele pretende comprar. Portanto, a oferta dessas mercadorias deve ser prioridade para uma boa gestão de PDV. É preciso ter oferta suficiente para atender a procura dos clientes, portanto, deve-se estabelecer, também, uma boa gestão de estoque.

 

Para que a procura pelos produtos seja atendida, o supermercado precisa investir em uma boa logística. É necessário garantir um controle, em tempo real, se possível, das saídas de produtos, para realizar o abastecimento, quando necessário. Uma boa prática é investir em softwares para a gestão de estoque, que automatizam todo esse controle de entradas e saídas. Clique e conheça!

 

Mas, não basta simplesmente oferecer os produtos necessários. É fundamental organizá-los e expô-los de forma adequada, para facilitar a experiência de compra do cliente. Aliás, a organização de todo o PDV é crucial para que o comprador se sinta confortável, tenha uma boa impressão sobre a loja e se torne um consumidor fiel.

 

Contudo, não é só a organização das gôndolas que conta para proporcionar ao cliente uma boa experiência no supermercado. Existem outros fatores inerentes e indispensáveis. É importantíssimo estabelecer uma boa comunicação visual na loja, dos preços, promoções e da categorização das mercadorias por corredores. Isso também ajuda a melhorar a percepção da marca!

 

Qualidade do atendimento no PDV é um fator primordial

Ainda que uma loja consiga proporcionar um ambiente organizado e confortável e promova, de forma correta, a oferta de produtos, ainda existem outros fatores importantes para uma boa gestão de PDV. Um que merece muito destaque é o atendimento. Afinal, a relação com o consumidor precisa ser a mais humana possível para que ele saia da loja satisfeito!

 

Primeiro, é preciso contar com profissionais bem treinados e especializados no atendimento. E no PDV, o atendimento não é importante somente no caixa, também se faz necessário nos corredores e gôndolas, sanando dúvidas e auxiliando na escolha dos produtos. Dessa forma, o cliente sente que existe, para ele, um atendimento personalizado.

 

No fim do processo de atendimento, outro fator é crucial para a otimização do ponto de venda. Oferecer ao cliente uma boa variedade de formas de pagamento é essencial. Portanto, abra a possibilidade para que o consumidor pague com PIX, cartões, e claro, não deixe de ter o troco necessário caso o pagamento seja feito em moedas ou cédulas!

 

Para o supermercado, também é importante ter o total controle desses pagamentos. Por isso é importante investir em softwares que automatizam e garantem o monitoramento das operações realizadas no caixa.  A VR Software, por exemplo, oferece uma excelente solução para as exigências fiscais do caixa, além de promover integração com outros softwares de controle e gerenciamento. Clique e conheça o VR Frente de Caixa!

 

Os benefícios de uma boa gestão de PDV

Depois de cumprir todas essas boas práticas e investir em tecnologia e capacitação de recursos humanos para uma boa gestão de PDV, é hora de conhecer os benefícios. O principal, já comentado, é aumentar as vendas. A boa organização do ponto de venda minimiza as chances do cliente procurar outra loja, e possibilita fidelizá-lo!

 

Mas, os benefícios vão além do aumento no volume de vendas. O investimento em tecnologia no PDV possibilita a otimização dos processos administrativos do supermercado. Com a organização do setor, é possível aumentar a produtividade da equipe, não só a que está diretamente ligada ao ponto de venda, bem como de todos os outros setores que, de alguma forma, se relacionam com o PDV.

 

É importantíssimo promover uma gestão alinhada com o momento de transformação digital que impacta muitos setores da sociedade. Os clientes carregam consigo comportamentos modificados pelas facilidades proporcionadas por app’s, smartphones e outras ferramentas. Leia, em nosso blog, um texto sobre as inovações do varejo na era digital e entenda como os supermercados podem se adaptar a esse momento! 


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