Como preparar o seu supermercado para um saldão de estoque?

Publicado em quarta, 05 janeiro 2022
Como preparar o seu supermercado para um saldão de estoque?

A venda de produtos em alta no estoque é um processo muito importante pelo qual todo supermercado precisa passar. Sobretudo em momentos que sucedem datas comemorativas ou em períodos de crise, quando muitos itens costumam “sobrar” nas prateleiras. Afinal, quanto mais tempo eles ficam armazenados nos depósitos, maior é o período em que o dinheiro fica parado. Por isso, fazer um giro dessas mercadorias é essencial por uma série de fatores. Aí entra a importância de saber como preparar o seu supermercado para um saldão de estoque. Acompanhe!

 

A importância de um saldão de estoque para supermercados

O saldão de estoque é importante para estimular o giro de mercadorias armazenadas no depósito. Em tempos de crise ou momentos após compras em grande quantidade, é normal sobrar muitos produtos. E como citamos acima, produto parado no varejo também significa dinheiro parado. Portanto, os gestores de supermercados se vêem diante de um grande desafio!

Além de ser uma perda de oportunidade para girar o capital e obter lucro, o tempo em que as mercadorias ficam paradas também estabelece outros riscos ao supermercado. Os produtos podem perder a validade, além de apresentar desgaste e avarias, ou simplesmente “sair de moda” no desejo do consumidor.

Mercadorias que não giram, geram muitos custos aos supermercados, enquanto, obviamente, não dão lucro. Além disso, é necessário ocupar esse estoque com produtos próprios para cada período, de acordo com a sazonalidade. Por exemplo: para adquirir novos chocolates para a Páscoa, é necessário vender os que estão parados e então realizar um novo pedido com o fornecedor. Em outras palavras, para ter novidades na prateleira, é necessário vender os que estão acumulados!

É bom ressaltar que ter muitos produtos parados no estoque pode representar uma despesa irrecuperável. Isso afeta a relação com os consumidores e também com os fornecedores, o que resulta em uma série de problemas estratégicos para o supermercadista.

O "saldão" é uma estratégia muito eficiente para solucionar este problema. Ofertas chamam a atenção do consumidor, e com preços atrativos é possível dar saída para aquelas mercadorias “encalhadas”. Boas promoções ainda são alternativas para fidelizar clientes e reforçar a marca do supermercado.

 

Como planejar o saldão de estoque? 

Se você quer realizar um bom saldão de estoque, a primeira coisa a se fazer é planejar. Essa etapa conta com muitos fatores que devem ser levados em consideração e analisados para fazer uma campanha certeira, que gere lucro, e claro, cumpra o objetivo de esvaziar o depósito. O planejamento começa com a definição da melhor época para fazer as vendas!

Para indicar um bom momento para realização do saldão é possível seguir algumas tendências e possibilidades. Datas comemorativas e grandes eventos próximos ao local do estabelecimento são métricas relevantes para se avaliar e definir a data da campanha. Tudo isso interfere no movimento e é preciso saber aproveitar da melhor forma.

Portanto, o calendário sazonal é um ótimo apoio para essas decisões. Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, por exemplo, são boas ocasiões para transformar mercadorias paradas em excelentes ofertas para os consumidores. 

Após definir a data do saldão de estoque, é necessário criar um plano de vendas. Antes de tudo, defina os produtos que farão parte das promoções, com prioridade para aqueles que estão mais em excesso. Essa etapa vai basear o restante das diretrizes definidas no planejamento do saldão.

A partir daí, é possível definir as estratégias que servirão de chamativos para as ofertas. Existem diversas táticas para destacar uma promoção, como os descontos progressivos, pague X, leve Y, 50% de descontos em uma segunda unidade, além de brindes e combos promocionais!

 

Marketing: uma estratégia para intensificar as vendas

Agora que você já tem data e planejamento definidos para o saldão de estoque, ainda é necessário executar uma estratégia de marketing eficiente. Ela é indispensável! Afinal, por meio dessas ações, o seu supermercado irá chamar a atenção do cliente mais do que o concorrente!

Definir um público-alvo é um bom começo! Ao identificar o perfil dos consumidores que querem impactar com as ofertas, é possível traçar, também, o perfil das promoções. O foco pode ser por novos clientes ou consumidores antigos, e cada um deles precisa ser abordado de maneira diferente.

A partir daí, a qualidade de sua divulgação vai fazer a diferença. Existem diferentes estratégias de marketing, para ambiente físico ou digital, e cada uma delas precisa ser potencializada para que a promoção cumpra com seus principais objetivos. Além de chamar a atenção, a comunicação das ofertas deve convencer o consumidor a comprar e indicar.

Contudo, os anúncios devem ser muito claros e legíveis, além de apresentar informações que não vão confundir o consumidor na hora de pagar a compra. A promoção também deve ter uma identidade visual condizente com o seu público e se estender pelos diferentes canais de divulgação!

No caso de lojas físicas, um bom merchandising do estabelecimento pode fazer a diferença. Não se trata apenas de colorir o ambiente e chamar a atenção, mas de otimização do PDV. Além disso, todo o layout deve ser informativo e proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra.

 

Tecnologia a serviço do saldão de estoque

A transformação digital provocou um impacto muito positivo na gestão do varejo. Soluções tecnológicas chegaram para simplificar tarefas complexas e fazer com que gestores e colaboradores ganhem tempo a partir da automatização de processos. Portanto, se você quer realizar um saldão de estoque eficaz, invista em tecnologia!

Voltamos ao problema inicial apresentado neste texto. Para identificar que existem muitos produtos parados no depósito é necessário um bom controle dessas mercadorias. Por isso, alguns sistemas de gestão fazem o monitoramento integral do estoque e garantem que o gestor saberá o momento certo de fazer o saldão.

A tecnologia é uma grande aliada no planejamento! Por meio dos softwares de gestão, é possível trabalhar com dados fundamentais para melhorar a tomada de decisão nas estratégias que serão executadas. Sistemas como VR CRM, por exemplo, fornecem todas as informações dos clientes que são necessárias para criar a persona do seu supermercado!

 

Você já tem todas as informações necessárias para preparar o seu supermercado para um saldão de estoque! Agora aprenda como diminuir a ruptura de mercadorias no PDV neste guia em nosso blog!

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