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O período de festas e datas comemorativas se aproxima e os supermercados estão na reta final da fase de preparação para as vendas de fim de ano. É o momento perfeito para aumentar as vendas e encerrar o ano com ótimos resultados financeiros. Além disso, se trata de uma oportunidade para atrair e fidelizar mais consumidores!

É uma época em que a importância de um trabalho de marketing fica ainda mais evidente. Afinal, no fim de ano a concorrência se acirra, e em meio a tantas ofertas e oportunidades, é necessário saber como se destacar. Tudo isso deve funcionar com uma gestão ampla e integrada do PDV para disponibilizar uma boa oferta de produtos.

Traçar essas metas é muito importante, entretanto, antes disso, é preciso entender as demandas dos clientes para atendê-las. Sobretudo no final de ano, os clientes procuram por uma experiência de compra mais ágil e tranquila, sem precisar perder muito tempo em filas ou procurando pelos produtos nos corredores do supermercado.

Mas, como conciliar tudo isso? Organizar a loja para atrair muitos consumidores, vender mais e ainda proporcionar aos clientes uma experiência de compra tranquila e eficaz parece uma missão impossível. Contudo, neste post, você vai entender como preparar o supermercado para as vendas de fim de ano, a partir de dicas focadas em diversos pontos cruciais para a gestão do varejo!

 

Para aumentar as vendas de fim de ano, invista em marketing!

As festas de fim de ano oferecem boas oportunidades de comunicação para o varejo. A chegada do Natal e do Ano Novo é um ótimo momento para reunir a família, fazer aquela ceia caprichada, ou um churrasco especial, além, claro, de presentear pessoas queridas. Mas, como trabalhar isso de forma produtiva no supermercado?

Essas narrativas facilitam, e muito, nas estratégias para criar promoções especiais e um ambiente propício para que as pessoas comprem mais produtos. Entretanto, é fundamental que o marketing saiba como aproveitar esse momento e trabalhe de forma eficiente para criar todo esse clima no supermercado, a partir de um contato mais próximo com os clientes!

A comunicação visual é um aspecto importantíssimo para alavancar as vendas de fim de ano. Desde a decoração da loja, até uma comunicação adequada das promoções, tudo isso faz a diferença para prender a atenção dos consumidores e atraí-los para a loja. Dentro do supermercado, o marketing pode ser o fator decisivo para efetivar essas vendas.

Cada canto da loja significa uma oportunidade de venda, a partir de sinalizações que visam chamar a atenção do consumidor. É essencial contar com uma equipe de marketing preparada para aproveitar e otimizar cada um desses detalhes e fazer do supermercado um ambiente irresistível para os clientes!

 

Priorize a otimização do PDV em cada um de seus pilares

Outro fator crucial para aumentar as vendas de fim de ano nos supermercados é otimizar a gestão do PDV. Compreender a importância passa por assimilar o ponto de venda em suas diferentes etapas e setores em uma loja. Melhorar esses processos é preponderante para que a experiência de compra do cliente seja satisfatória.

Um PDV eficiente começa pela própria oferta de produtos disponíveis nas prateleiras. Oferecer as mercadorias essenciais, sobretudo as mais procuradas no período de final de ano, é obrigatório para uma boa gestão do supermercado nesta época. Entretanto, fazer com que o cliente se depare com a falta de um produto desejado é um péssimo início para essa relação!

Contudo, não basta oferecer os produtos em quantidade adequada, se não houver o ambiente ideal para que o cliente ache e escolha sua mercadoria para a compra. Aí entra a importância de uma boa organização das gôndolas, bem como a categorização eficiente dos produtos em cada corredor da loja. Tudo deve estar preparado para que o consumidor encontre o produto no lugar certo, no tempo adequado e com o preço correto.

Uma boa opção para melhorar o atendimento no PDV e aumentar as vendas de fim de ano é reduzir as filas e o tempo de espera. Além de aumentar o número de atendentes e ter eficiência nos caixas, outra boa solução é o self checkout. Com o autoatendimento, o consumidor pode realizar todo o processo de compra sozinho. Isso significa um atendimento mais rápido e retira a sobrecarga dos terminais comuns!

 

Vendas de fim de ano contribuem para gerenciar a relação com o cliente

Após seguir todas essas dicas e otimizar os processos de gestão do supermercado, é muito difícil que um estabelecimento não cumpra o objetivo de aumentar as vendas de fim de ano. A consequência é atrair uma quantidade maior de novos clientes, o que significa uma excelente oportunidade para o negócio do varejo.

Além de conquistar novos consumidores, o fim de ano gera a possibilidade de fidelizar os clientes. Ao conduzir de forma estratégica as oportunidades de promoções especiais de fim de ano, os supermercados podem otimizar o gerenciamento da relação com o cliente. Promover a aproximação com eles é uma forma de melhorar as vendas para além do período de fim de ano!

Para isso acontecer, é importantíssimo integrar as boas práticas citadas neste texto, como o marketing e a gestão do PDV, com ferramentas que otimizem essa gerência do relacionamento com o consumidor. Portanto, investir em softwares de CRM é uma ótima estratégia para aumentar as vendas de fim de ano e ainda fidelizar esses consumidores.

A VR Software conta com o VR CRM, uma solução que possibilita uma gestão completa do relacionamento com o cliente. Com a ferramenta, é possível realizar o cadastro dos consumidores, bem como o registro de seus hábitos de compra. Dessa forma, é possível criar clubes de vantagens e elaborar promoções especiais e customizadas para cada cliente, a partir de suas diferentes preferências!

 

O fim de ano está chegando e o varejo não pode perder nenhuma oportunidade para modernizar seus processos de gestão. Siga a VR Software e fique ligado em mais dicas para ter competitividade e alavancar as vendas de fim de ano nos supermercados!