Delivery no supermercado: aqueça as vendas com serviços de entrega

Publicado em terça, 28 junho 2022
Delivery no supermercado: aqueça as vendas com serviços de entrega

Uma parcela dos consumidores tomou gosto pelas compras de supermercado entregues em casa. A opção pelo delivery no supermercado continua em alta pós-pandemia de covid-19. Mesmo com a retomada do movimento das lojas físicas com o avanço da vacinação e a diminuição das restrições sanitárias, os pedidos de serviço de entrega ainda são recorrentes, gerando a necessidade de inúmeros estabelecimentos implementarem o serviço, para não perder espaço para a concorrência. 

Especialistas acreditam que mesmo com o funcionamento regular do comércio, muitos consumidores não querem abrir mão da conveniência e praticidade de receber as compras do supermercado em casa. Soma-se a isso o fato de que a sociedade está cada vez mais conectada, com a internet batendo 4,66 bilhões de usuários ativos em 2021. A comodidade de não sair de casa e a possibilidade de comprar pela internet vêm mantendo o supermercado por delivery em alta. E se virou uma tendência, os supermercadistas não devem negligenciar a adesão a esse novo formato de consumo.

Mas como ter um sistema eficiente de delivery? Que etapas devem ser seguidas para que as compras de supermercado sejam entregues sem sobressaltos? Como implantar um serviço de entrega de qualidade, aquecendo as vendas? A seguir, preparamos um passo a passo para o supermercadista não errar no delivery de compras. Confira! 

Planeje como será o serviço de entrega do supermercado

Antes de implantar o serviço de entrega, o supermercadista deve fazer um bom planejamento de como o delivery irá funcionar. Essa etapa é essencial para que o serviço seja eficiente e lucrativo, ou seja, as demandas sejam atendidas, os produtos entregues com presteza, o cliente tenha uma excelente experiência de compra e as vendas sejam aquecidas. Por isso é importante conhecer os setores e processos da loja.

Um bom ponto de partida é diagnosticar o perfil da clientela do supermercado para prever que parcela poderá aderir ao serviço. Saber, por exemplo, a distância em que geralmente a clientela se encontra, definir qual a área será atendida, os bairros que serão contemplados são informações que podem gerar uma previsão mais assertiva das despesas com a entrega.

Dados como a idade média, frequência e quando há maior volume de pedidos pode auxiliar na escolha de produtos prioritários no estoque, assim como no planejamento de promoções ou combos de mercadorias.

Tenha um estoque organizado e com produtos prioritários para a entrega

Organizar previamente o setor de estoques e mantê-lo abastecido é fundamental. De nada adiantará anunciar o produto para entrega se ele não estiver disponível em estoque, o que pode gerar, inclusive, o cancelamento da compra. É necessário que o setor de armazenagem seja robusto e com produtos que são os preferidos de quem faz supermercado online. 

Segundo o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, as três principais categorias de mercadorias compradas online são alimentos básicos (58%), produtos de limpeza (58%) e itens de mercearia (52%).

Para que o estoque mantenha sua rotatividade, vale a pena investir, também, em promoções. Organizar ofertas e combos de produtos pode ser uma boa estratégia.

Defina por qual canal a compra será feita e divulgue o delivery 

O serviço de delivery no supermercado pode ser feito por inúmeros canais, entre eles, aplicativos especializados, site e/ou e-commerce próprio.  Uma dica interessante é optar por uma plataforma que já seja utilizada por sua clientela e tenha uma navegação descomplicada.  Como o cliente busca praticidade, o momento da compra deve ser prático, se a plataforma de delivery for confusa ou lenta, o consumidor vai procurar um concorrente que tenha um canal fácil de navegar. O segredo é encontrar produtos com facilidade em uma plataforma de navegação intuitiva e leve.

Também atente para que o canal de delivery seja humanizado e o cliente encontre ofertas personalizadas, demonstrando que o estabelecimento se preocupa com as demandas do público.

Escolhido o canal, é hora de informar ao público o lançamento do serviço de delivery. Liste todos os pontos de contato do supermercado com o cliente e faça o marketing da compra online e da entrega em casa. Anuncie o delivery em site, redes sociais, folders, blog, além de instruir os funcionários a informar a novidade para os clientes durante o contato telefônico. 

Monte uma equipe que garanta o bom funcionamento do delivery no supermercado

O grupo de funcionários que vai se dedicar ao delivery deve ser bem engajado. É necessário prever a necessidade de contratação ou fazer uma reestruturação das funções dos colaboradores. Vale a pena investir em treinamento para montar uma equipe coesa, proativa e dedicada a fazer o serviço emplacar.

Os responsáveis pelo atendimento ou transporte das compras até a casa do cliente devem ser escolhidos com rigor. Precisam ser gentis, atentos e zelosos para esclarecer as dúvidas do consumidor. Como a rapidez na entrega é um aspecto bastante considerado pela clientela, vale a pena investir em um software que planeje os roteiros, prevenindo problemas de trânsito e gastos com combustível. 

No caso de contar com uma equipe própria de entrega, considere que os primeiros meses são de ajustes e a rotina é variável. Em alguns dias o movimento é maior, precisando de mais entregadores, ao contrário de outros de menor demanda.

Conte com um sistema de gestão para otimizar o delivery no supermercado

Naturalmente, colocar em funcionamento o delivery no supermercado é muito mais seguro quando se opta pelos recursos tecnológicos. Um software de gestão pode colaborar muito com o delivery, organizando o sistema e evitando problemas como desabastecimento de estoque, equívocos na entrega, erros na gestão financeira, entre outros.

Outra vantagem é que a opção pelo software garante que as informações do supermercado estejam armazenadas com confiabilidade e o gestor possa acessar dados estratégicos sobre o funcionamento do sistema de entrega, identificando pontos fortes e ajustando os pontos fracos.

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