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O Dia da Mulher é um dos momentos mais especiais do ano no calendário sazonal. Diferente de outras datas, sua criação não teve um motivo publicitário ou comercial. É um dia que marca a luta das mulheres pela equidade. Portanto, para aumentar as vendas do seu supermercado no Dia da Mulher, é necessário entender porque essa data é especial e como alcançar a identificação com o público feminino!

Embora o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, tenha uma ligação com a luta das mulheres por direitos e inclusão, a data nem sempre teve essa conotação, sobretudo no comércio.

Durante muito tempo, tanto o público como as marcas se limitavam aos clichês, como fazer promoções apenas de produtos específicos para serviços de casa, por exemplo.

Contudo, a sociedade vive um momento diferente e esta data tem sido cada vez mais conectada com o seu real significado, de luta pela igualdade. Esse é um dos pontos cruciais na preparação de um supermercado para o Dia da Mulher.

Ações de diversidade, equidade e inclusão são fortes tendências para o varejo em 2022. E nada melhor do que colocá-las em prática neste momento.

Para além das promoções e ofertas, é necessário levar o significado do Dia da Mulher em consideração na gestão estratégica do varejo. Empregar mais mulheres, em diferentes cargos do supermercado, é um dos primeiros e mais importantes passos.

Você também pode realizar workshops e investir, com um foco especial, na capacitação de suas colaboradoras. Além disso, o seu supermercado pode realizar ações educativas, como debates, que abordam a importância do respeito à mulher e suas lutas pela igualdade de direitos e oportunidades!

 

Identifique a marca do supermercado com os diversos públicos femininos

A sazonalidade permite que o varejo se prepare da melhor forma para cada data especial do ano. Assim é possível planejar uma comunicação específica e oferecer ofertas direcionadas para o público em destaque, o que é necessário para qualquer data comemorativa.

Entretanto, é fundamental entender o que diferencia cada data e sobretudo o tipo de público que se pretende alcançar.

É necessário entender as características da data comemorativa e como se aproximar do público de maneira eficiente para obter bons resultados.

Por isso, preparamos, a seguir, algumas dicas para que o seu supermercado faça bonito e aumente as vendas no Dia da Mulher!

Valorize a diversidade do seu público de consumidoras e fuja do óbvio

Ao longo do mês, a loja deve priorizar a identificação com o público feminino. Mas, como fazer isso?

Antes de tudo, é importante compreender que este público é muito diverso. Por esse motivo é importante realçar nas campanhas as características de mulheres reais, de diversas etnias, idades, e claro, hábitos de consumo.

Por isso é primordial realizar uma pesquisa sobre o público consumidor, para representar com eficiência suas diferentes expectativas e preferências. Neste momento, aproveite os benefícios trazidos pelo CRM para supermercados.

Dessa forma, é possível fazer com que o supermercado aumente as vendas no Dia da Mulher. Sua loja terá mais chances de se identificar, mais facilmente, com os diferentes tipos de mulheres que compõem seu público consumidor!

Outro fator importante é fugir ao máximo do óbvio. Como já citamos, durante muito tempo, no Dia da Mulher, o comércio caiu em clichês que reduziam a importância da data. Nos tempos atuais, isso pode ser fatal para uma loja.

Nem toda mulher gosta de rosas, dos mesmos brindes e sobretudo dos mesmos produtos que, um dia, se acreditou serem mais identificados pelo público feminino.

Essas diretrizes devem ser levadas em conta na organização e decoração do PDV e também nas estratégias de ofertas e promoções!

 

Aumente as vendas do seu supermercado no dia da mulher com ações e promoções especiais

Depois de colocar em prática estratégias que garantam a identificação do supermercado com todo o público feminino, é hora de preparar ações promocionais eficientes para a data. Afinal, as mulheres, como qualquer cliente, querem bons preços e oportunidades de consumo vantajosas.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de estratégias valiosas para que o seu supermercado aumente as vendas no Dia da Mulher!

 

Use os dados para realizar promoções diferenciadas no supermercado

O Big Data e os softwares de gerenciamento da relação com o consumidor são grandes aliados neste momento. Com informações sobre os clientes, é possível traçar perfis mais detalhados das consumidoras, e assim realizar promoções mais eficazes.

Portanto, aproveite os dados para promover produtos e realizar ofertas que estejam mais conectadas ao perfil de compra do público.

Que tipo de produto as mulheres procuram com mais frequência neste período ou ao longo do ano? Qual mercadoria pode ganhar um destaque ao durante o mês? Faça essa análise e garanta promoções arrasadoras no Dia da Mulher!

 

Evite os clichês e oferte produtos especiais no seu supermercado no Dia da Mulher

Com um perfil mais detalhado sobre o público feminino, além do conhecimento internalizado sobre o real significado da data, não vão restar dúvidas: nada de ofertar produtos para cuidar da casa e cair em clichês tão anacrônicos!

As mulheres estão propensas a consumir uma grande variedade de produtos. Elas também gostam de celebrar a data e curtir o momento. Então, porque não incentivar aquele encontro de amigas?

Faça ofertas especiais para vinhos, cervejas, chocolates, combos especiais de produtos que deem à data um tom comemorativo.

 

Ofereça brindes e sorteios para o público feminino

Com planejamento e estratégias bem executadas, a proposta de abordar um público específico pode ser muito vantajosa para o seu supermercado. Além de aumentar as vendas no Dia da Mulher, a data também pode ajudar a fidelizar esse público.

Ao planejar o ano a partir de um calendário sazonal, sobretudo no caso das datas comemorativas, sua loja pode se preparar para caprichar em ações que visem se aproximar de públicos específicos.

Portanto, ofereça brindes e sorteios que tenham a cara de suas consumidoras. Faça com que elas sintam especiais e atenda suas expectativas!

 

Fidelizar os clientes é uma prioridade para o seu supermercado? Leia este post e saiba como aproveitar o pós-venda para otimizar a fidelização do consumidor!