Por que seu supermercado precisa de um ERP?

Publicado em terça, 12 abril 2022
Por que seu supermercado precisa de um ERP?

Gerenciar um supermercado é complexo, mas hoje em dia, existem soluções tecnológicas que facilitam a administração do empreendimento.  Com a implantação de um software de gestão, por exemplo, o supermercado funciona com uma dinâmica muito melhor. Entre as vantagens, há um aumento de produtividade, maior segurança em relação às informações estratégicas do negócio e um controle financeiro mais rígido.

Chamado de Sistema de Gestão Empresarial, (ERP), o software implantado no supermercado integra e organiza todas as informações do negócio em uma única plataforma.  A seguir, vamos detalhar as funcionalidades de um ERP para supermercado e as vantagens de escolher esse sistema de gerenciamento. Acompanhe!

Entenda o que é o ERP

O ERP, sigla de Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), é um sistema de informação capaz de integrar todos os processos de uma organização. No setor supermercadista, esse software é uma ferramenta de grande utilidade, pois interliga vários setores do empreendimento, padroniza dados, auxilia no planejamento e, além disso, gerencia o funcionamento das áreas de finanças, estoque, logística, marketing, entre outras. 

A adoção do ERP para supermercado traz resultados muito positivos para o negócio, aperfeiçoando processos e tornando a experiência de compra diferenciada. Os benefícios são sentidos desde o recebimento de mercadorias, passando pelas transações no PDV até a retaguarda.

 

Veja as vantagens de usar o ERP para supermercado  

Toda organização deve se empenhar para não errar porque os deslizes podem comprometer a credibilidade de uma empresa e até afastar consumidores descrentes do seu propósito. Nesse sentido, a implantação do ERP para supermercado pode resultar em uma redução das falhas e na redundância de tarefas. Pois os colaboradores trabalham com muito mais segurança de que não cometerão erros operacionais. Isso acontece porque o software é capaz não só de diminuir as chances de erros, mas de identificar e corrigir os equívocos. Veja abaixo os principais benefícios trazidos pelo ERP para o supermercado. 

 

Aumento da produtividade

Outra vantagem trazida pelo ERP é em relação ao aumento da produtividade.  Como o software centraliza todas as informações, há uma redução do tempo para a realização de cada tarefa. A automatização dos processos faz com que a equipe do supermercado trabalhe mais rápido e com mais eficiência. Um exemplo disso são as notas dos produtos. Além disso, a ferramenta substitui o trabalho manual com as notas por um processo automatizado. Assim, toda a movimentação pode ser lançada rapidamente por meio de um clique.  

 

Segurança de dados

O ERP para supermercados também garante a segurança das informações. Com o software, todos os dados da empresa são armazenados em nuvem, que é uma solução muito mais confiável do que a compilação localmente em servidores.  Outra garantia é que os provedores de infraestrutura em nuvem possuem um abrangente controle dos dados por meio de backups que fornecem os mais altos níveis de segurança. Não menos importante, o ERP é capaz de definir perfis de usuários com limites de acesso. Dessa forma, o funcionário acessa apenas os dados referentes ao seu setor.

 

Organização

A organização trazida pelo ERP é outra vantagem para o supermercado. Afinal, com o software, é possível reunir todas as informações de venda, compra, estoque, dentre outras, em um só sistema. Com isso, o supermercadista organiza melhor todas as operações das lojas e gerencia as equipes com mais eficiência.  Um exemplo na prática vem do setor comercial. O responsável tem informações sobre a quantidade do produto em estoque e o último preço de compra é muito útil para uma negociação de qualidade.

 

Controle de estoque

Um controle maior de estoque, que é o coração da gestão de um supermercado, também se obtém por meio de ERP. Nos dias atuais não faz mais sentido gerenciar o estoque manualmente, por meio de planilhas. Com o software, a entrada e a saída de mercadorias é controlada de forma automatizada, bem como a conferência da Nota Fiscal e o pedido de compra do fornecedor. Mantendo um controle rígido do estoque, o supermercadista não terá problemas com a ruptura de produtos no ponto de venda. O software aponta quais mercadorias podem faltar nos próximos dias e é possível agir rapidamente, seja comprando de um atacado ou mesmo do fornecedor.

 

Controle financeiro e fiscal 

Controle financeiro e segurança fiscal também são potencializados com o ERP para supermercados. O software administra as entradas, saídas, operações, provisões de gastos e tudo mais que envolve a movimentação de capital. Com isso, muitos ganhos: pode-se aumentar a receita e manter o caixa positivo, fazer investimentos para expandir o negócio, honrar os compromissos financeiros e conservar o patrimônio da empresa. Já em relação à segurança fiscal, o software também é de grande utilidade, pois a legislação já vem instalada no sistema. Além disso, a geração do arquivo SPED fica muito mais fácil, bem como a emissão da NFC-e, com o supermercadista cumprindo à risca as regras fiscais brasileiras.

 

Auxílio para tomadas de decisões 

Outra vantagem do software para supermercado é que o ERP reduz os limites de tempo de resposta de informação entre os setores e aumenta a segurança para as melhores tomadas de decisão. Com o ERP gerenciando os dados, os supermercadistas têm um subsídio e um suporte fundamentais para mudarem ou aperfeiçoarem o negócio.  

 

Conheça o VR Master: ERP para o seu supermercado

A VR Software desenvolveu uma solução para trazer ao supermercadista todos os benefícios citados acima. O VR Master tem interface intuitiva e funcional para mais eficiência e segurança no gerenciamento dos processos operacionais, fiscais, administrativos, financeiros e logísticos. Ele permite a administração completa do supermercado, atuando desde os PDV´s até a retaguarda.

Na versão 4.0, o software vem com design mais moderno e ferramentas novas ou aperfeiçoadas, como o Módulo Fiscal, que agora tem melhor performance. A segurança para usuários foi modificada, possibilitando permissão para usuário em cada tela de cada loja e o encerramento diário e a consistência de PDV´s foram automatizados. O VR Master traz, também, o “Criador Service Manager”, criado para ser um gerenciador de serviço que centraliza aplicativos auxiliares. Conta, também, com outra novidade, o “Workflow”, que libera Nota Fiscal de entrada, pedido de compra e gerência de preços. Entre outros recursos, emite, ainda, uma série de relatórios que permitem ao supermercadista conhecer o hábito de consumo dos clientes. 

 

 

Na VR Software você encontra essa solução e outras tecnologias para gerenciar seu supermercado com muito mais eficiência.


Clique aqui e conheça mais sobre todas as ferramentas tecnológicas para os supermercadistas

QUEM VIU ESTE ARTIGO TAMBÉM VIU

Newsletter

Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados

CONTATO MATRIZ
19 3442-7600 | 19 3701-6520
Plantão:
19 4040-4040 | 19 3442-7600

Ver Unidades

ENDEREÇO MATRIZ
Rua Narciso Gonçalves, nº 59
Jd. Cidade Universitária
Limeira-SP | CEP 13484-646

Ver Unidades