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Em 2022 o carnaval ainda não será comemorado da forma tradicional no Brasil. Em razão da pandemia, as festas oficiais não vão acontecer nas principais cidades do país. Contudo, ainda existem pequenas comemorações entre famílias e amigos, que fazem desta época do ano um período ainda especial e deixam um desafio para o varejo: vender mais no carnaval!

A principal festa popular do Brasil acontece em um momento do ano complicado para o varejo. É necessário recuperar o desempenho comercial depois de Janeiro, um mês sempre mais fraco nas vendas, em que as pessoas ainda administram os gastos de fim de ano e férias e buscam se organizar para o ano que se inicia.

Por se tratar de um evento  importante no calendário brasileiro e principalmente para o setor supermercadista, é necessário um planejamento prévio. Afinal, é preciso preparar a loja, o estoque, os colaboradores e as ações desenvolvidas dentro do PDV e online. O Carnaval reflete grandes oportunidades para os supermercados.

A sazonalidade, contudo, é um método que permite ao supermercadista se antecipar aos períodos difíceis e obter bons resultados mesmo em contextos complicados. Para os supermercados, o carnaval representa uma excelente oportunidade de recuperação das baixas de janeiro, com a chance de alavancar as vendas de forma exponencial.

Quer saber como vender mais nos dias de carnaval? Neste texto, abordamos as principais ações que você pode adotar para aproveitar o melhor possível deste momento e maximizar os seus resultados!

Crie campanhas de comunicação personalizadas para o carnaval

Apesar de não haver grandes festas oficiais, o clima de folia vai estar no ar. Sua loja precisa aproveitar isso para entrar na onda e gerar empatia com o shopper. Uma boa estratégia é criar campanhas personalizadas em seu supermercado, como “Um carnaval de ofertas”, por exemplo, com um visual merchandising exclusivo para a data.

O carnaval é uma data com forte apelo visual, portanto, o layout de seu estabelecimento precisa acompanhar essa tendência. Aposte em enfeites chamativos e vitrines mais coloridas para vender mais nessa época de folia!

Contudo, é primordial manter o equilíbrio no visual merchandising. Avalie o comportamento de seus clientes, hábitos de compra e suas preferências. É fundamental entender os limites e saber até onde sua marca pode ir, mesmo em um período de festas.

 

Quer vender mais no carnaval? Valorize as promoções e prepare o estoque!

Na folia, as pessoas costumam ficar mais alegres e, um cliente feliz está sempre mais propenso a comprar. Entretanto, você não vai atrair mais consumidores apenas pelo visual merchandising!

É indispensável criar promoções realmente chamativas, com descontos relevantes e cupons especiais de carnaval, por exemplo. Afinal, tudo que o shopper quer, seja qual for o momento do ano, são ofertas imperdíveis.

Você também pode destacar nas vitrines e gôndolas produtos que costumam sair mais nesta época, como bebidas e carnes, para aquele churrasquinho de carnaval. Portanto, prepare o seu estoque! Além disso, é o momento perfeito para fazer saldões e vender o que restou do Natal passado.

O mais importante é caprichar nas estratégias e oferecer promoções, de fato, diferenciadas. Assim você vai atrair mais consumidores, conquistar novos clientes e obter ótimos resultados durante o feriado.

 

Redes sociais em clima de folia: aproveite a internet para aumentar as vendas

O clima de folia também vai invadir as redes sociais e você precisa aproveitar esse espaço para vender mais no carnaval. Logo, as dicas acima também devem ser aproveitadas no marketing digital de seu supermercado.

Você pode personalizar o layout de suas páginas nas redes, plataformas de e-commerce e aplicativos. Todos os seus canais de venda devem aproveitar o clima de carnaval, afinal, esse será o assunto da internet durante os dias de folia, e é muito importante estar em sincronia com os usuários.

Também é importante criar promoções exclusivas nas redes sociais. Com boas ofertas, você pode atrair o cliente para o e-commerce e alavancar as vendas digitais. Além disso, elas podem ajudar a aumentar o tráfego e a base de seguidores em suas páginas!

Com um bom trabalho de comunicação e estratégias promocionais inteligentes, as redes sociais também podem aumentar o movimento no ponto de venda físico. Neste momento, a criatividade é imprescindível, para criar identificação com o cliente e convencê-lo a aproveitar suas ofertas especiais de carnaval.

 

Otimize o atendimento e melhore a experiência de compra do cliente

Mesmo em meio à pandemia, o carnaval é uma data de grande impacto cultural entre os brasileiros. Ainda que, de forma reduzida e mais particular, as celebrações vão acontecer. Portanto, sua loja deve se preparar para uma grande demanda durante os dias de festa.

Provavelmente, seu supermercado vai lidar com um fluxo maior de clientes, que buscam comprar bebidas e alimentos de forma rápida. O shopper deseja uma jornada de compra prática e ter mais tempo para curtir a folia. Por isso é preponderante proporcionar uma experiência de compra eficiente e confortável.

Existem algumas estratégias valiosas para otimizar o atendimento e garantir uma boa experiência de compra durante o carnaval. Uma delas é oferecer o self-checkout para os seus clientes. O auto-atendimento ajuda a reduzir as filas e aglomerações, além de agilizar o processo de pagamento no ponto de venda.

 

Quer saber mais sobre as vantagens do self-checkout? Leia este post do blog, em que listamos os 5 principais benefícios do self-checkout para o seu supermercado!

Agora você tem todas as dicas que precisa para vender mais no carnaval e bombar os resultados do seu supermercado.