Saiba como diminuir a ruptura de produtos no seu PDV

Publicado em sexta, 10 setembro 2021
Saiba como diminuir a ruptura de produtos no seu PDV

Diminuir a ruptura de produtos no PDV é um dos grandes desafios do supermercadista, pois tem impacto direto na experiência do cliente e no seu nível de satisfação ao ter contato com o estabelecimento.

A ruptura de produtos está relacionada com a falha no controle de estoque do supermercado, que resulta na ausência de itens.

Se esse é um problema recorrente no seu estabelecimento, este artigo tem todas as informações necessárias para você dar um fim nesta situação. Continue lendo!

O que é Ruptura?

A ruptura de produtos trata-se daquele momento em que o consumidor vai até o estabelecimento em busca de algum item e não consegue encontrá-lo, porque ele não está disponível para venda na gôndola.

Essa situação impacta negativamente no seu negócio, gerando assim, uma série de problemas. Como por exemplo:

Queda no Faturamento

Sempre que um cliente vai até o estabelecimento e falta um produto no PDV é uma oportunidade perdida de efetuar uma transação.Consequentemente, isso prejudica a

gestão das vendas e, se o problema deixa de ser pontual e passa a persistir por muitos dias, o resultado disso é o prejuízo na receita mensal. 

Insatisfação dos Clientes

Se coloque no lugar do consumidor e pense da seguinte forma: você precisa ir ao supermercado no domingo bem rápido, para comprar os ingredientes para preparar aquele menu saboroso do almoço de família. Mas aí, ao chegar ao estabelecimento, você percebe que muitos dos itens que procura não estão nas gôndolas. Frustrante, não é mesmo?

Exatamente essa é a sensação que a ruptura de produtos no PDV provoca nos clientes. A consequência disso é o prejuízo na relação com os consumidores e a redução da confiabilidade do seu estabelecimento no mercado, o que prejudica a estratégia de fortalecimento de marca.

Fortalecimento da Concorrência

O cliente que vai até o seu supermercado e não acha o que precisa nas gôndolas, naturalmente irá em outro lugar que tenha o mesmo produto.

Sendo assim, a ruptura do PDV, além de gerar perda de receita, fortalece o concorrente que pode estar bem perto de você.

Quais são as razões das rupturas?

Geralmente, a ruptura no PDV está associada a alguns problemas eventuais. Entre os principais estão:

-Ausência de planejamento na reposição de estoque;

-Falta de previsibilidade da capacidade de atendimento;

-Demora no acionamento de fornecedores;

-Roubos;

-Problemas relacionados a avarias, perecibilidade e falhas no controle de validade.

Neste contexto, o principal ponto é identificar qual o problema está gerando a ruptura no PDV e atuar na resolução deste percalço.

Como diminuir a ruptura de produtos no PDV?

Depois de descobrir qual a real razão da ruptura ocorrendo em seu supermercado, o próximo passo é atuar de forma personalizada em cada uma das frentes de melhoria. Entre as principais medidas a serem implementadas estão:

Realize auditorias de estoque

É essencial adotar processos de auditoria de estoque e essa estratégia pode ser aplicada por departamentos e com periodicidades que variam entre espaços quinzenais e semestrais.

Neste contexto, as chances de identificar falhas nas etapas de trabalho são grandes, o que permite adotar medidas mais eficazes e assertivas.

Invista na qualificação dos colaboradores

Outro aspecto importante é potencializar ações para qualificar a equipe, dando a eles maior expertise no controle da entrada e saída de insumos das gôndolas.

Essa é uma forma de, não só melhorar o atendimento, mas motivar os profissionais, por meio do investimento em suas respectivas qualificações para que eles cresçam ainda mais na empresa.

Conte com fornecedores confiáveis

Além de controle de estoque e profissionais qualificados, também é essencial contar com fornecedores confiáveis e pontuais, pois são eles que serão capazes de abastecer suas gôndolas no momento que seu estabelecimento mais precisar.

O atraso no envio das mercadorias também é um problema que resulta nas rupturas de PDV. Portanto, fique atento e priorize acertar com seus parceiros comerciais as entregas nos prazos previamente combinados.

Compreenda as necessidades do consumidor

Aumentar a interação com os clientes, buscando compreender as suas necessidades para oferecer as melhores soluções, também é uma forma de resolver a falta de produtos nos supermercados.

Dessa forma, é possível ser assertivo e mapear indicadores de comportamento do consumidor, extraindo alguns dados, como produtos mais procurados, canais de compra mais usados, dias da semana e horários de maior interatividade, entre outras informações.

Nesse contexto, você consegue ser assertivo ao oferecer, de forma personalizada, o que o seu cliente precisa, melhorando a experiência dele com sua marca. Veja neste artigo 4 estratégias para uma gestão eficiente com o CRM para supermercados.

Qual o papel da tecnologia na redução das rupturas no PDV?

Além de automatizar processos, a tecnologia, neste contexto, se materializa através dos softwares de gestão, que permite centralizar várias funções inerentes a rotina de supermercado em um só lugar. Além disso, é possível facilitar o controle de diversos setores, como estoque, promoções, performance dos profissionais, entre outras atividades.

Mas como encontrar mecanismos capazes de executar esse controle e evitar casos de rupturas de PDV?

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