Sistema de gestão 5 sinais de que seu supermercado precisa de um

Publicado em sexta, 21 maio 2021
Sistema de gestão 5 sinais de que seu supermercado precisa de um

O volume e a velocidade no recebimento de dados, a troca de informações, e a necessidade de sair na frente da concorrência e se diferenciar no mercado varejista, fazem com que a tecnologia dentro do supermercado seja vital. E fazer esse investimento, como um sistema de gestão, por exemplo, é uma decisão muito importante para ajudar a otimizar os mais variados processos de negócio.

Para aumentar os lucros, manter o controle sobre que acontece dentro e fora do PDV e então, tomar decisões com agilidade e assertividade. 

Muitos gestores ainda ficam com dúvidas a respeito de como e quando é o momento ideal para adotar um sistema de gestão. Já que são comércios tão tradicionais. 

Portanto, trouxemos 5 sinais que indicam a necessidade de uma ferramenta focada na gestão de dados em um supermercado. Continue lendo!

Basicamente, um software inteligente para esse segmento ajuda a desenvolver e aprimorar as atividades de uma empresa. Afinal, ele oferece as ferramentas corretas para que a execução de processos seja mais fácil e que exija o mínimo de interferência manual. 

As inovações representam um grande diferencial competitivo para o setor varejista. Além de ser uma necessidade para que a empresa sobreviva. Hoje, devido a alta concorrência, as empresas devem buscar recursos para se destacar, sem precisar sobrecarregar seu fluxo de caixa. 

Em outras palavras, devem aumentar a produção ao mesmo tempo que controla os gastos.

 

Sistema de gestão: 1 – Gestão de estoque inadequada 

O estoque faz parte do capital de giro do supermercado. Ele deve apresentar retorno financeiro, afinal, é dinheiro investido.

Em outras palavras, quanto maior é o estoque, maior capital parado a empresa tem. 

No entanto, se a empresa tem estoque a menos, corre o risco de entrar em ruptura e parar as vendas por falta do que colocar na prateleira.

Agora imagine que você decide fazer um balanço de estoque manual e descobre que a quantidade e a variedade de itens não batem com sua planilha. A partir daí, começa uma longa busca para descobrir o que aconteceu e onde está o erro. 

Esses são sintomas da falta de automatização no controle de estoque. 

A gestão de estoque deve ser detalhada e obedecer a regras claras para o controle de mercadorias. A reposição também deve ser ágil, mas, não pode comprometer a negociação do time comercial junto aos fornecedores. 

A forma mais eficaz para resolver esse problema é contar um software de gestão que ofereça os recursos necessários para manter o estoque sempre em dia.

 

Sistema de gestão: 2 - Falha na comunicação entre as equipes

Quando todos os setores da empresa estão integrados, a comunicação entre as equipes flui de forma dinâmica. Porém, ao fazer isso de forma manual e utilizar de recursos ultrapassados, como anotações e e-mails, o risco de erros e extravios ao repassar os dados é muito maior. 

Portanto, pode-se dizer que a integração só é perfeita quando é realizada de forma automatizada. 

Dessa forma, os ruídos na comunicação são reduzidos. E com eles, as consequências ruins que trazem à gestão. 

Com um software de gestão, tudo isso muda. O sistema possibilita que todas as etapas sejam produtivas e integradas. A equipe comercial, de logística e controladoria conseguem iniciar seus processos sem esperar um e-mail ou recado, direto do financeiro. Nem sempre necessariamente nessa ordem. 

Pois, caso o seu supermercado passa por processos desalinhados esteja passando por essas falhas de processos desalinhados. A implementação de um sistema de gestão deve acontecer de forma imediata. 

- Processos desalinhados geram baixa produtividade e podem causar grandes prejuízos. Como: 

- Funcionários desmotivados;

- Atraso nas entregas;

- Perda de lucros.

- Impactos na produtividade

 

Sistema de gestão: 3 – Fluxo de caixa inconstante 

Em muitas empresas, principalmente no varejo, as entradas e saídas de dinheiro acontecem sem registros. O que torna a lucratividade um enigma a ser desvendado. Afinal, é um mês no vermelho, outro no azul. 

Porém, com um sistema de gestão financeira, esse problema seria facilmente resolvido. Relatórios gerenciais, fluxos de caixa em dia, despesas, projeções de receitas; tudo pode ser facilmente gerado com um sistema ERP. 

Eliminar as planilhas que não contribuem em nada para uma visão estratégica de negócio.

 

Sistema de gestão: 4 – Dificuldade no planejamento 

Você quer prever as vendas do próximo trimestre ou planejar os próximos investimentos. Porém, não tem informações o suficiente para isso. Não consegue idealizar campanhas, baseada em resultados anteriores. 

Para um planejamento seguro, é necessária uma comparação detalhada de números. Sejam eles atuais ou do passado. 

Quando esses números são armazenados no papel, o trabalho fica bem mais complicado. Muitas vezes impossível. 

Para planejar o futuro, é necessário pensar em ideias que superem as dificuldades do passado. E claro, mantenham a empresa em constante crescimento. No entanto, sem os dados corretos, essa metodologia fica apenas na teoria. 

O Software de gestão, além de armazenar todas as informações do supermercado, permite que o gestor realize projeções estratégicas, baseadas nos relatórios gerenciais. 

Além disso, é possível ter um controle das informações da empresa. Identificar possíveis pontos fracos e tomar as melhores decisões.

 

Sistema de gestão: 5 – Informações extraviadas 

A segurança é um quesito fundamental dentro das empresas. Afinal, cada setor gera e armazena muitas informações importantes. Que aliás, teriam consequências desastrosas quando compartilhadas com pessoas indevidas. 

Se departamento financeiro perde um documento importante para negociação de novos produtos, isso além gerar retrabalho pode acarretar em problemas. 

Deixar esses dados alocados em diversos locais, como em papéis, planilhas ou documentos abertos pode ser um perigo. Pois deixam brechas para perda de dados ou invasões. 

Um software de gestão pode integrar essas informações garantindo maior segurança e confiabilidade dos dados. Não vale apena arriscar! 

Se esses sinais te lembram alguma coisa, é o momento de buscar a solução para otimizar os processos e a rotina dentro do seu supermercado. Quer saber mais como funciona um software de gestão? Então, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

QUEM VIU ESTE ARTIGO TAMBÉM VIU

Newsletter

Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados

CONTATO MATRIZ
19 3442-7600 | 19 3701-6520
Plantão:
19 4040-4040 | 19 3442-7600

Ver Unidades

ENDEREÇO MATRIZ
Rua Narciso Gonçalves, nº 59
Jd. Cidade Universitária
Limeira-SP | CEP 13484-646

Ver Unidades