Como escolher um sistema de gestão para supermercado

Publicado em quarta, 30 junho 2021
Como escolher um sistema de gestão para supermercado

Uma das dúvidas que sempre surgem durante o processo de digitalização no varejo é  de como escolher um sistema de gestão para supermercado. Hoje em dia, com tantas possibilidades de softwares por aí, fica cada vez mais difícil identificar a melhor oportunidade e saber exatamente em qual investir sem perder tempo e dinheiro.

No entanto, a dificuldade na hora de implementar um sistema de gestão para supermercado não está só na escolha de qual tecnologia utilizar. Sendo assim, é preciso levar em consideração alguns pontos, como a necessidade da implementação da ferramenta, o custo, a infraestrutura, entre outros fatores.

Neste artigo, vamos ensinar algumas dicas valiosas que podem te ajudar na hora de escolher o melhor sistema para o gerenciamento do seu estabelecimento. Vamos lá?

 Por aqui você vai encontrar:

-Qual a funcionalidade de um sistema de gestão para supermercado;

-Por que é importante investir em um sistema de gestão;

-O que muda com um sistema de gestão para supermercado;

-Como escolher o melhor sistema de gestão para supermercado.

Qual a funcionalidade de um sistema de gestão para supermercado?

Os softwares de gestão são sistemas de automação que otimizam a digitalização de um supermercado.

Eles são capazes de identificar e solucionar problemas nos processos de uma loja e, por vezes, ajudam a diminuir os erros operacionais e administrativos que podem ocorrer no dia a dia.

Melhor ainda, o sistema de gestão para supermercado proporciona uma tomada de decisões mais assertiva, já que possibilita a análise de informações geradas em todos os processos. Principalmente no controle de estoque, sendo um grande aliado na prevenção de perdas.

Além disso, a tecnologia desses sistemas também gera dados importantes na administração da venda, que podem servir como métricas e indicadores no momento de expansão dos negócios.

Por que é importante investir em um sistema de gestão?

Antes de você pensar em escolher o melhor sistema de gestão para supermercado, é importante entender a necessidade da ferramenta e a complexidade do problema que se espera resolver. Afinal, de nada adianta uma grande rede de hipermercados querer investir em um sistema de gestão simples e limitado, assim como não é recomendável que um supermercado menor invista em um software complexo demais.

Do contrário, caso ainda você não tenha identificado os pontos de melhoria de gestão do seu estabelecimento, nós já ensinamos aqui os 5 sinais que indicam a necessidade de uma ferramenta focada na gestão de dados em um supermercado.

É válido lembrar que o sistema de gestão para supermercado não ajuda só na hora de analisar dados e melhorar o fluxo de processos.

Já que a ordem de compra envolve um ponto-chave, que é o consumidor. Sendo assim, é preciso abusar das ferramentas tecnológicas disponíveis para melhor a organização e a comodidade de quem compra em sua loja.

O que muda com um sistema de gestão para supermercado?

Com um sistema de gestão integrado aos processos de venda do seu estabelecimento, você ganha benefícios em vários processos. Listamos alguns deles a seguir:

-Crescimento do negócio e expansão: com um sistema de gestão para supermercado, a tomada de decisões estratégicas fica muito mais fácil, já que os sistemas permitem analisar dados mais confiáveis;

-Auxílio na automação de processos: o sistema de gestão pode te ajudar a controlar tudo, do estoque à frente de caixa. Isso significa mais comodidade para você e mais vantagem na hora de realizar tarefas rotineiras, como o envio de notas fiscais para a contabilidade, por exemplo;

-Upgrade na experiência do cliente: o seu cliente não está só em busca de melhores preços, mas de comodidade e experiência. Hoje em dia, alguns sistemas de gestão possibilitam que você crie ações que permitam a fidelização do consumidor e podem te auxiliar na definição de indicadores de desempenho para a equipe de atendimento;

-Melhora no fluxo de vendas: quanto mais controle você tem sobre as tarefas rotineiras do supermercado, maior será a chance de controlar a gestão operacional. Além disso, com o auxílio da tecnologia, é possível capacitar o seu time e dar mais valor às preferências do consumidor.

Como escolher o melhor sistema de gestão para supermercado

Agora que você aprendeu a funcionalidade de um software de gestão e como avaliar a sua necessidade para o estabelecimento, é hora de entender quais são as opções disponíveis no mercado e definir qual o mais adequado para você.

 

Avalie a real necessidade do seu negócio

Como falamos acima, de nada vai adiantar se um supermercado investir na aquisição de um software que não dê conta dos processos, ou então, que gere prejuízo para as redes menores que investem em um sistema complexo demais.

Para começar a pensar na aquisição de uma plataforma de gestão automatizada, primeiramente é preciso identificar os pontos fortes e fracos do seu processo de venda.

A partir daí, ficará muito mais fácil entender os pontos de atenção e melhoria, e investir no sistema ideal para você.

 

Garanta que as funcionalidades do sistema serão úteis

A partir do momento em que você identificar os pontos fracos do seu estabelecimento, é preciso avaliar também as funcionalidades desse software para o seu negócio.

Entenda que é necessário buscar ferramentas amplas, que possam ser facilmente adaptadas para o seu processo de venda, de maneira que todos os pontos fracos identificados possam ser cobertos pelo sistema e que você tenha retorno sobre o investimento.

 

Fique atento ao custo-benefício

É preciso ter muita atenção durante essa etapa. Afinal, no mercado, existem muitas soluções que podem atrair pelo preço, mas que podem não resolver os problemas de funcionalidade.

Você também precisa se atentar ao suporte técnico do sistema. Muitas empresas que prezam pelo preço mais do que pela qualidade não oferecem suporte durante a rotina de uso da ferramenta.

 

Leve em conta a estrutura necessária e as possibilidades de integração

Depois de ter avaliado a necessidade, a funcionalidade e o custo-benefício do sistema de gestão para supermercado, chegou a hora de adquirir a ferramenta! Neste momento, você deve pensar nos requisitos técnicos necessários para que a solução funcione.

Já pensou ter que gastar dinheiro para adquirir um sistema de gestão sem avaliar se ele irá funcionar em seu supermercado? Avalie se os dados do sistema podem ser armazenados em nuvem. Caso contrário, você também precisará investir em um servidor para armazenar as informações.

Também é preciso pensar que a maioria dos sistemas disponíveis no mercado precisa de esforço humano em algum processo. Isso quer dizer que quanto mais complexo for o sistema, maior será a necessidade de uma equipe qualificada para operá-lo.

Concluindo, pense com cuidado em todas as etapas do processo de escolha de um sistema de gestão para supermercado e faça a escolha mais relevante para você.

VR Software: a solução perfeita para o seu supermercado

Sabemos que fazer a gestão de um supermercado é uma tarefa árdua. Você pode ter problemas com estoque, quebras, erros no controle financeiro, entre outros. Mas saiba que existe uma solução para tudo isso!

Na VR Software, nós trabalhamos para desenvolver alternativas baseadas em dados, que otimizam a gestão e auxiliam o supermercadista com os desafios do varejo.

Que tal ter acesso a ferramentas que podem te auxiliar na gestão do seu supermercado? Clique aqui e conheça nossas soluções.

QUEM VIU ESTE ARTIGO TAMBÉM VIU

Newsletter

Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados

CONTATO MATRIZ
19 3442-7600 | 19 3701-6520
Plantão:
19 4040-4040 | 19 3442-7600

Ver Unidades

ENDEREÇO MATRIZ
Rua Narciso Gonçalves, nº 59
Jd. Cidade Universitária
Limeira-SP | CEP 13484-646

Ver Unidades