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Um dos importantes eventos no calendário do varejo é a Black Friday, a última grande oportunidade de vendas para varejistas antes do natal. Neste ano, ela vai acontecer no dia 26 de novembro.

E nesse momento pandêmico, a Black Friday  é uma verdadeira oportunidade de compra, pelo lado dos clientes, e um ótimo momento para aumentar as vendas de 2021, para o lado dos lojistas. Mas, deve ser trabalhada da maneira certa.

Veja a seguir o que essa data significa para o varejo e saiba como preparar o seu supermercado para a Black Friday ter sucesso nas vendas durante o evento.

O que é a Black Friday?

A Black Friday foi criada por volta de 1990, nos Estados Unidos, uma tradição do país, realizada um dia após a comemoração de Ação de Graças, feriado no país. É o momento que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções.

 

Quando ela chegou no Brasil?

Foi em 2010 que o termo Black Friday chegou no Brasil e caiu nas graças de varejistas de todo o país. Após isso, grandes comércios começaram a oferecer descontos e promoções nessa data.

Em 2020, mesmo sendo um ano marcado pela pandemia, as vendas on-line bateram recordes no Brasil. O faturamento do e-commerce somou R$ 4,02 bilhões, considerando dois dias da ação, um aumento de 25,1% em relação ao mesmo período de 2019, segundo levantamento feito pela Ebit/Nielsen.

De acordo com os dados da 6ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, ano passado, os números de sites em todo Brasil saíram dos 2,65% (nos últimos anos) para 8,48%. É um recorde de mais de 1,3 milhão de lojas on-line, com um crescimento de 40,7% ao ano.

Veja a seguir algumas dicas para você se sair bem na campanha de 2021 e aumentar as vendas do seu supermercado e melhorar seu posicionamento no mercado.

Black Friday nos supermercados

O setor supermercadista foi um dos únicos que não fecharam totalmente as portar durante a pandemia. A propósito, em dezembro de 2020, as vendas apresentaram alta de 18,13%, em comparação com o mês anterior, e alta de 11,54%, em relação ao mesmo mês do ano de 2019, segundo dados do IPCA/IBGE.

Por isso, a Black Friday é uma oportunidade imperdível para aumentar os números do ano.

Para te ajudar a realizar uma campanha efetiva, sem sustos e prejuízos, continue lendo este artigo, temos algumas dicas para você.

Como montar uma estratégia de vendas para a Black Friday em supermercados?

-Faça o planejamento com antecedência. Preparar o supermercado para a Black Friday não é de um dia para o outro, é necessária muita estratégia, que vão desde os detalhes de divulgação até quais serão as promoções no período.

-Realize um plano estratégico com ofertas de produtos buscados pelos seus clientes. Para isso, é muito importante que você conheça o seu público. Mas não se esqueça de que esse momento é uma ótima oportunidade para desencalhar algumas mercadorias dos estoques;

-Se prepare para receber os seus clientes, a partir do primeiro horário. Normalmente, o funcionamento das lojas começa às 06h da manhã e termina às 23h. Dessa forma, você pode aumentar o número de clientes que visitam sua loja, antes e depois do horário comercial.

-Aproveite os recursos que a tecnologia oferece e diversifique os meios de pagamento. Oferecer praticidade é essencial para se destacar em qualquer área do mercado. Dentro de supermercados é um grande diferencial, visto que ainda é um setor em desenvolvimento tectonológico. E como diz o ditado, quem sai na frente bebe água limpa. Quem oferece facilidade para os clientes, consegue os fidelizar. Sendo assim, aceite diferentes formas de pagamentos, como o PIX, por exemplo.

-Conte com o auxílio da tecnologia, pois ela é uma grande amiga do supermercadista. Aposte em recursos que otimizem a rotina da sua equipe e que alcance o seu público, como sistema de gestão, app, e-commerce, aplicativos, entre outros. Considere o comportamento de compra do consumidor, principalmente durante o isolamento social.

Para que o seu supermercado tenha uma posição de destaque em meio a concorrência, é preciso se atentar aos detalhes e ficar por dentro de todas as novidades disponíveis no mercado. Veja alguns pontos importantes:

Estoque

Além de bom atendimento, ótimas ofertas, seu negócio deve estar com o estoque abastecido, porque a procura vai crescer caso você anuncie as ofertas.

Para investir na Black Friday é preciso ter planejamento para atender essa alta demanda. Você precisa disponibilizar uma quantidade certa de produtos e para isso, realizar um inventário de controle de estoque, antes desse período, é algo muito importante a ser feito.

Pois, se houver ruptura, isso pode impactar na satisfação do público, prejudicar suas vendas e invalidar a campanha de Black Friday. No entanto, faça um cálculo e tenha uma meta de vendas, pois, caso sobrem muitos produtos, o prejuízo pode ser grande.

Abastecimento

Outro aspecto muito importante é o abastecimento dos estoques. Pois, se os fornecedores não disponibilizarem as mercadorias em tempo hábil, pode prejudicar as vendas e comprometer toda a campanha.

Por isso, para preparar o supermercado para a Black Friday, é importante que você tenha um cronograma que considere a realização dos cadastros, formulação de preço, fotos e etc. Para que você tenha uma boa experiência de venda e evite dores de cabeça.

Logística

Preparar a logística na Black Friday, também é um ponto muito importante neste processo.

Com a alta demanda de pedidos e também de chegada de mercadorias, arquitetar um plano para atender o público, sem ter prejuízos financeiros e nem comprometer a experiência do cliente é um grande desafio.

Para superá-lo, você terá que identificar a demanda e estruturar a logística, pensando em atender o seu cliente em qualquer ponto da cadeia de distribuição.

Cuidado com a Black Fraude

Outro ponto de destaque para a campanha da Black Friday é oferecer descontos reais, para não virar “Black Fraude”.

Para quem não conhece a expressão, é quando o comerciante aumenta seu preço antes da semana de promoções para ele vender o seu produto com quase nenhum desconto. Esse método acaba com a credibilidade da marca, pois a opinião pública vai gerar um marketing negativo pesado contra sua empresa.

Para isso não acontecer, a palavra é planejamento. Se organize, negocie com fornecedores, pense em cada detalhe do seu negócio, se antecipe aos problemas, assim as chances de você conseguir verdadeiros descontos são maiores.

Lembre-se que o consumidor, nesse período, quer preço, e exige descontos reais. Então, proporcione isso e faça uma boa campanha em cima da estratégia montada.

Relacionamento

O período da Black Friday é excelente para criar e manter laços com os clientes. Deixe sua base de contatos informada, envie dicas sobre mercado, tendências, curiosidades, entre outros. Use a criatividade!

Relacione com o seu lead de forma pessoal e humanizada antes da Black Friday, pois assim você já começa a estimulá-lo a fechar a compra na data do evento.

Fazer esse tipo de contato faz sua marca ser lembrada e agrega valor ao seu produto, mas evite falar de venda o tempo todo, viu?

 

Omnichannel, você sabe o que é?

O Omnichannel é uma tendência de varejo que vai te ajudar a estreitar ainda mais o relacionamento entre os clientes e a empresa.

Isso se deve porque essa tendência tem o objetivo de convergir todos os canais da empresa (físico e virtual), de uma maneira que o consumidor não consiga ver a diferença do on-line para off-line.

Essa ação consequentemente melhora a percepção do cliente com a marca, já que ele pode resolver tudo, com o mesmo empenho.

Para isso, a sua loja precisa consolidar os sistemas tecnológicos em uma plataforma unificada. Durante a Black Friday é extremamente importante um investimento pesado na infraestrutura do site, para oferecer o melhor atendimento, sem lentidão no servidor, com entrega de produtos no prazo, com ótimas formas de pagamento on-line e etc.

Portanto, se o seu supermercado tem um e-commerce, essa é uma dica de ouro para estruturar uma boa campanha de vendas durante a black friday. Acione o seu time de TI e deixe o site impecável para receber o público.

Invista em marketing digital

Por último, mas não menos importante, temos o marketing digital. Algumas ações da área já foram citadas neste artigo, como as ofertas e descontos reais, relacionamento com lead, entre outros, mas, boas dicas nunca são demais, não é mesmo?

Então, para preparar o seu supermercado para a Black Friday, invista em estratégias nas redes sociais, seja presente e interaja com o seu público. Com pouco investimento empregado nos links patrocinados, você pode ter um retorno satisfatório para sua campanha. Então, não perca tempo!

Pense também na identidade visual do seu site, um website organizado e eficaz faz toda a diferença. Sendo assim, tenha uma excelente equipe de marketing para contribuir com toda a identidade da campanha e desenvolver uma estratégia eficaz.

Além disso, o marketing digital pode ser eficaz e amarrar toda a sua campanha, com e-mails marketing, anúncios estratégicos e conteúdos de valor, é possível atrair ainda mais o público.

Conte com o auxílio da Tecnologia

De uma coisa é certa, o futuro do supermercado depende do auxílio da tecnologia. Pois, perante  todas as necessidades para preparar o supermercado para Black Friday e criar uma campanha de sucesso, reduzindo ao máximo o risco de falhas, apenas os trabalhos manuais não podem garantir isso. Além do mais, sistemas de gestão podem otimizar todos os processos da equipe, reduzir os erros e apresentar números em cima de toda a sua estratégia, para então, direcionar tomadas de decisão assertivas.  Veja aqui 5 sinais de que o seu supermercado precisa de um sistema de gestão.

Com essas dicas desse artigo, você vai poder se planejar melhor para fazer a maior Black Friday da história do seu supermercado.