Skip to main content

Tomar decisões baseadas em dados é uma estratégia totalmente eficaz para resultados positivos e também, valorizada pelos gestores.

Antes da transformação tecnológica, os investimentos com pesquisas de mercado era meio que um “mal necessário”. Pois era a única forma que a empresa tinha para conhecer o seu público-alvo e analisar a performance de vendas.

Portanto, os dados se tornaram uma peça importante na engrenagem que faz as pequenas, médias e grandes empresas funcionarem.

Como já falamos aqui, o objetivo de ter um negócio data-driven é pela busca de melhorias nos processos e nos resultados da empresa a partir a coleta de informações confiáveis.

No entanto, para desenvolver habilidades de análise baseada em dados, é necessário que as empresas se adaptem a essa cultura, que é atual e veio para ficar.

 

Uma nova cultura para tomar decisões baseada em dados

Manter uma gestão baseada em dados no varejo traz diversos benefícios. Mas como fazer a empresa adotar esse modelo?

Quando se trata de desenvolver uma nova cultura dentro de uma empresa, sabemos que pode não ser uma tarefa tão fácil.

Cabe então, a equipe de gestão, desenvolver um papel de liderança. Que transmitam ao seu time uma nova abordagem em relação as mudanças e tomadas de decisão baseada em dados. O primeiro passo é deixar claro e ensinar que as mudanças são para agregar.

 

Quais são as vantagens de ter uma cultura baseada em dados?

– Tomadas de decisões mais confiáveis;

– Maior capacidade de previsão;

– Segmentar campanhas e ofertas por consumidor;

– Melhorar a experiência do cliente;

– Otimizar os processos.

O objetivo da análise de dados no varejo é poder ficar a frente das tendências dos consumidores. Interpretar e agir com informações significativas. Incluindo padrão dos compradores.

Os dados geralmente expões o comportamento das pessoas. Seja a performance do time da empresa e da aceitação do público sobre produtos e serviços.

 

Qual a importância de fazer análise de dados em empresas de varejo?

Independente do setor, uma empresa é gerida na base de informações. Essa base consiste em dados interno, externos, antigos ou recentes. E no caso do varejo, é ainda mais crítico. Pois precisa trabalhar com informações sobre uma gama enorme de elementos. Como clientes, produtos, público-alvo, colaboradores, fornecedores, etc…

 

Por exemplo:

As decisões comerciais, como criar ofertas, promoções ou definição de novos pontos de venda, depende da análise de dados. Portanto, é importante priorizar de forma constante a gestão dos dados dentro da empresa. Para que estejam disponíveis de maneira adequada para serem usados da melhor forma, e trazer o resultado esperado. Caso contrário, a estratégia pode não ser válida.

 

Decisões baseadas em dados, têm o poder de impactar a performance de campanhas no varejo.

A ideia de fundamentar as tomadas de decisão no varejo baseada em dados não é novidade. Em um ambiente cada vez mais digital, como o que estamos vivendo hoje, os dados de comportamento são um recurso de muito valor. Para fundamentar estratégias, atrair compradores e engajar os clientes.

Essas ações são baseadas em análises de comportamento e estudo de mercado, mais distintas e com resultados projetados.

Mas fique atento, decisões tomadas, ainda têm o poder de impactar a performance de campanhas, seja de forma positiva, ou negativa.

Por esse motivo, o papel do gestor é extrair dos dados as respostas corretas.

 

Comece a tomar decisões baseadas em dados

Trace uma estratégia

Em primeiro lugar, defina uma estratégia para o uso dos dados. Identifique os principais objetivos que deseja alcançar. Você também deve considerar o perfil do seu mercado, as tendências de consumo dos clientes e as práticas adotadas pelos concorrentes.

Estabeleça os custos e esforços

Esse passo é fundamental para avaliar se os benefícios tangíveis compensam os gastos. Afinal, os dados são um investimento importante, más é necessário estabelecer o valor deles para cada estratégia.

Além disso, você deve pensar nos esforços necessários. Realizar uma ação baseada em dados é a forma mais fácil e eficaz de explorar as informações em suas mãos. E dessa forma, terá certeza de que está direcionando seus esforços para algo que está certo. Busque envolver toda a equipe para que o processo traga os resultados esperados.

Colete os dados

Faça um levantamento de quais dados são mais relevantes para alcançar os objetivos traçados.

A tecnologia é sua aliada. Os softwares de gestão com a tecnologia de big data auxiliam na identificação das informações mais importantes e criam relatórios analíticos.

Analise as informações

Você já tem os dados em mãos, agora é hora de analisá-los. E partir daí, definir suas próximas ações. O que precisa revisar e avaliar os possíveis problemas através do que você coletou.

Tome a decisão certa

 

O Grand finale de todo o processo, a tomada de decisão!

Agora é hora de colocar o plano de ação em prática. Depois de todo o processo, você será capaz de fazer isso a partir de dados confiáveis. Não tenha medo, tomar decisões é um processo natural do ser humano. A partir dos dados coletados, você poderá agir da melhor forma para sua empresa. Além disso, pode desenvolver um planejamento eficiente e orientado a resultados concretos.

 

Quando a decisão é tomada baseada em dados, temos a garantia de que os resultados esperados serão atingidos.

No mundo digital, basear suas escolhas apenas na base do “achismo”, pode fazer que o seu supermercado seja apenas mais um dentre os outros.  Com o tempo, ele não conseguirá acompanhar as tendências de mercado.

No entanto, tomar decisões baseadas em dados pode ser o você precisa para melhorar os resultados do seu varejo e dessa forma, sair na frente da concorrência.