Software para supermercado: custo ou investimento

Publicado em segunda, 26 julho 2021
Software para supermercado: custo ou investimento

Você já investiu em um software para supermercado? Essa tecnologia cumpre um papel preponderante no gerenciamento das principais demandas desse tipo de estabelecimento.

Este mecanismo permite ao gestor automatizar processos, além disso, visa otimizar a execução das tarefas e extrair indicadores que são preponderantes para tomadas de decisões sobre os rumos do empreendimento.

No post de hoje, vamos abordar como o software para supermercado funciona na prática e quais critérios devem ser levados em consideração na sua implementação. Boa leitura!

Quais os principais desafios na gestão de um supermercado?

Além de ser um setor com elevado nível de competitividade, por se tratar de um ramo que lida diariamente com produtos essenciais para o nosso dia a dia, os gestores de supermercado ainda enfrentam outros desafios no cotidiano. Entre eles estão!

 

Gestão de estoque

Está muito enganado aquele que acha que o estoque se resume apenas ao local onde são guardadas as mercadorias e que, portanto, trata-se de um trabalho simples.

O gerenciamento da armazenagem de produtos contempla o controle de entrada e saúde de mercadorias, verificação de prazo de validade, atenção com as condições do local onde os produtos ficam, entre outros aspectos.

Por isso, é muito importante contar com mecanismos especializados para auxiliar nesta gestão no dia a dia.

 

Integração entre as áreas

Pode até parecer que no supermercado é tudo uma coisa só, mas o fato é que existem ali vários setores.

Essa descentralização entre os departamentos pode, em alguns momentos, prejudicar a comunicação, deixando-a mais lenta, inviabilizando a assertividade dos processos internos, o que certamente, prejudicará e muito a experiência dos clientes dentro da loja.

 

Organização

Esse é um dos pré-requisitos básicos, mas ainda um desafio. Mas se coloque na posição de consumidor, o que espera ao entrar em um supermercado? Encontrar os produtos que precisa com facilidade e rapidez.

Portanto, é imprescindível organizar a loja de maneira funcional, permitindo que o cliente tenha acesso a tudo que deseja comprar.

Como o software para supermercado pode ajudar neste gerenciamento?

Atualmente, pensar em procedimentos manuais é algo fora da realidade do supermercadista, principalmente em função da complexidade e volume de demanda que ele tem que lidar no dia a dia.

Neste contexto, o software para supermercado se torna um importante aliado do gestor para deixar os processos mais ágeis e assertivos, otimizando a experiência do consumidor para ampliar o faturamento.

Quais as vantagens do software para supermercado?

Além dos benefícios abordados anteriormente, existem outros que serão detalhados no próximo tópico. Confira!

-Menor chance de erros e fraudes: o software para supermercado ajuda seu funcionário a não cometer erros. Além disso, automatiza o sistema de pagamentos (PDV), evitando assim possíveis fraudes;

-Maior produtividade: outra forma de evitar retrabalho e demais contratempos é disponibilizando no estabelecimento ferramentas que centraliza as informações, deixando o trabalho mais rápido e assertivo;

-Aumento na segurança das informações: um software para supermercado permite limitar número de usuários e acessos. Isso faz com que os dados sejam geridos por um grupo específico de pessoas, preservando ainda mais as informações;

-Mais eficiência no controle de estoque: no varejo, é possível automatizar o monitoramento do estoque, verificando entrada e saída de insumos, datas de vencimento, entre outros indicadores;

-Melhor controle financeiro e fiscal: muitos gestores ainda são adeptos de planilhas para fazer toda a organização orçamentária. Entretanto, por meio dos softwares para supermercado, é possível, automatizar o registro de pagamentos e outras informações, deixando esse processo mais assertivo.

Como não errar na escolha do software para supermercado?

Agora que você já sabe o papel e as vantagens do software para supermercado, mas, além disso, nós separamos algumas dicas sobre como escolher o melhor dispositivo. Confira!

 

Verifique se o software tem suporte para compras

Como dissemos até aqui, o controle de estoque é um dos pilares da gestão eficiente de supermercado.

Portanto, contar com uma tecnologia que garanta esse gerenciamento é imprescindível no dia a dia.

 

Fique atento se a ferramenta registra a curva ABC de produtos

Um bom sistema de software para supermercado precisa mostrar a curva ABC de produtos que consiste em apresentar indicadores, como itens com maior e menor demanda, aqueles que giram mais na loja e apresentam maior lucratividade.

Portanto, esses indicadores são importantes para nortear tomadas de decisões, no que diz respeito a priorização de determinados produtos

 

Certifique de que ele atualiza os itens promocionais

Imagine que seu cliente viu um produto em promoção na gôndola, mas, ao passá-lo no caixa, ele está com o preço antigo.

Isso compromete a experiência do cliente no ato da compra, prejudicando a imagem do seu negócio.

 

Veja a possibilidade de integração com a loja online

Neste momento de pandemia, com as pessoas optando por fazer compras em plataformas digitais, contar com um mecanismo de e-commerce é essencial.

Por isso, é importante saber se seu software para supermercado oferece total condições de unir as funcionalidades de gerenciamento, tanto na loja física quanto online, de forma integrada.

 

Conclusão

Procuramos mostrar neste post que o software para supermercado cumpre um papel essencial na gestão no segmento varejista.

Você quer se aprofundar mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo “Como Escolher Um Sistema De Gestão Para Supermercado”, que está em nossa página.

QUEM VIU ESTE ARTIGO TAMBÉM VIU

Newsletter

Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados

CONTATO MATRIZ
19 3442-7600 | 19 3701-6520
Plantão:
19 4040-4040 | 19 3442-7600

Ver Unidades

ENDEREÇO MATRIZ
Rua Narciso Gonçalves, nº 59
Jd. Cidade Universitária
Limeira-SP | CEP 13484-646

Ver Unidades