Truques para organizar o supermercado e reter o cliente

Publicado em segunda, 14 março 2022
Truques para organizar o supermercado e reter o cliente

Qual a receita para atrair e reter um maior número de clientes nas lojas? Todo supermercadista quer ter essa resposta. Não é uma tarefa fácil, pois o consumidor não procura mais um supermercado como em outros tempos. Seu perfil hoje é mais exigente e também foi modificado pela pandemia de covid-19. Ele está saindo da crise sanitária com nova percepção do tempo, outros hábitos de consumo e mais cauteloso ao comprar. Embora não seja simples, o supermercadista pode lançar mão de estratégias que tornam a ida ao supermercado uma experiência agradável e vão de encontro às expectativas desse novo comprador.

Veja a seguir 4 truques para organizar o supermercado para reter o cliente na loja por mais tempo e fidelizar a clientela. Confira!

 

1) Para organizar o supermercado, comece pelas gôndolas.

Há uma parcela significativa de consumidores que não abre mão das lojas físicas porque acredita que nelas podem comprar com maior segurança e praticidade. Por isso, a gestão do ponto de venda é essencial para o sucesso do negócio e a fidelização do cliente. E para acertar nessa administração, o supermercadista não pode descuidar da organização física de seus estabelecimentos. 

Além de um layout bonito, incluindo a arquitetura, o design, identidade visual e merchandising, é importante cativar o consumidor com uma exposição atraente dos produtos, facilitando a localização deles e impulsionando a circulação pelas lojas. 

As gôndolas são, então, ponto chave para atrair e reter esse consumidor e a organização delas pode ser feita com uma ferramenta que planeja estrategicamente a distribuição dos itens.  As prateleiras dos estabelecimentos são estudadas e não há por que não usar essas informações para distribuir os produtos da melhor forma.  Ao organizar o supermercado com o objetivo de atrair o consumidor, as mercadorias podem ser dispostas em cinco níveis, relacionados ao campo de visão: acima da cabeça, na altura dos olhos, à altura da cintura, abaixo da cintura e à altura do chão.

 

Os 5 níveis de visão

Sendo assim, os produtos que estão à altura dos olhos do consumidor irão chamar sua atenção espontaneamente. Nesta posição devem estar as marcas mais conceituadas e os produtos vendidos com maior frequência. Acima da cabeça, devem estar dispostas as mercadorias de menor destaque, pois é o campo menos visto. Alinhado à cintura e abaixo dela devem ficar os produtos mais baratos e populares. Embora estejam abaixo do campo de visão do consumidor, é uma posição que reúne marcas e mercadorias sempre procuradas e são localizadas e vendidas de qualquer maneira.  Por fim, reserve os produtos mais pesados para o nível mais próximo do chão para evitar perdas durante o deslocamento e os riscos de acidentes.

A disposição dos produtos vertical ou horizontalmente também influencia a experiência de compra.  Os colocados de modo vertical geram impacto visual maior. Pesquisas apontam que os olhos tendem a visualizar primeiro da esquerda para a direita e de cima para baixo. Sendo assim, as gôndolas organizadas de modo vertical impulsionam o consumidor a notar os produtos à medida que circula pelo corredor.

 

2) Atente para pontos estratégicos na hora de organizar o supermercado

Existem alguns locais da loja que são estratégicos para atrair o consumidor e vale a pena investir neles. Se a primeira impressão é a que fica, não deixe seu cliente ser bombardeado de produtos logo na entrada do supermercado. Ao adentrar a loja, ele pode ter passado por estímulos, como trânsito e ruas barulhentas. Em função disso, é provável que, nos primeiros minutos no estabelecimento, o consumidor nem note os produtos da entrada. Mantenha esse espaço limpo e aconchegante, deixando as mercadorias mais recuadas.  

Para manter os clientes por mais tempo dentro da loja, identifique, também, as áreas de maior circulação dos consumidores, conhecidas como zonas quentes. Nelas devem ficar os produtos de maior lucratividade. Também vale destacar nesses locais os itens com baixa saída, estimulando sua compra.

As pontas das gôndolas também são locais que sempre chamam a atenção do consumidor. Use para produtos de alto giro, de valor mais alto e mercadorias sazonais que precisam ficar em evidência naquela época do ano.

 

3) Use cartazes para atrair a atenção do consumidor

Esse tipo de recurso também pode ser bastante útil para atrair o consumidor e estimular compras em supermercados. Mas para cativar e convencer o consumidor, os cartazes devem combinar alguns elementos de forma coerente. As cores são fundamentais para atrair a atenção em cartazes promocionais, sendo as quentes, como o vermelho e o amarelo, as mais indicadas.

Além de cores atraentes, que estejam de acordo com a identidade visual da sua marca, o texto também deve ser preciso. Nas peças promocionais, a comunicação deve ser concisa e compreensível, para o consumidor identificar rapidamente o preço diferenciado. Nos cartazes informativos, o texto pode ser mais longo. Em ambos, no entanto, o cuidado com a ortografia é essencial, pois o consumidor fixa-se no erro de português e esse deslize pode inclusive manchar a reputação do estabelecimento.

Outros cuidados referem-se aos tamanhos e aos locais de afixação. Não é recomendável abusar do número de cartazes, poluindo o ambiente. Tamanhos menores devem ser colocados próximos aos produtos e os cartazes maiores para atrair o consumidor a longa distância.

 

4) Ofereça degustação de produtos à sua clientela

Pode parecer apenas a oferta de uma amostra do produto, mas a degustação em supermercados pode resultar em compra e fidelização do cliente. A experimentação de bebidas e comidas é uma das estratégias do marketing sensorial, aquele ligado aos sentidos. Na degustação, o foco é o paladar, um convite para que o consumidor seja despertado para a compra a partir do sabor dos produtos.

Para ser uma experiência positiva, o supermercadista deve contar com um promotor experiente e que saiba lidar com o público. Outro cuidado é promover a degustação de produtos como uma boa margem de lucro, como cafés, sucos e mercadorias de marca própria. Se a degustação for realizada com frequência, deve haver uma rotatividade dos produtos oferecidos para que o cliente fidelizado possa conhecer diferentes mercadorias.

 

Como se pode notar, há truques capazes de organizar o supermercado, transformando a experiência de compra. Aplicando essas estratégias, o ponto de venda pode se tornar um local de vivências prazerosas, retendo o cliente e o impulsionando à compra.

Quer saber outras estratégias para impulsionar as vendas? Leia este post do blog!

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