Newsletter
Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados
Vivemos um tempo em que as pessoas esperam executar suas tarefas da forma mais prática possível. A experiência de compra em um supermercado é impactada pela influência dessa característica da nossa sociedade, e é por isso que o autoatendimento tem sido cada vez mais valorizado. Vamos falar sobre os benefícios do self-checkout no supermercado!
O atendimento é um dos pontos mais importantes para a gestão do varejo quando se busca otimizar a relação com o consumidor. Portanto, é nesta etapa na qual uma empresa transmite mensagens positivas ao cliente, além, claro, de proporcionar uma boa experiência de compra, desde o momento em que ele entra na loja!
Neste cenário, cresce a tendência do autoatendimento nos supermercados. O self-checkout permite que o cliente faça todo o processo de compra sozinho até a hora de fazer o pagamento. Neste post, você vai entender as principais vantagens do autoatendimento no varejo!
Para entender o que é o self-checkout, basta imaginar um sistema de caixa comum em que você costuma realizar as compras e fazer o pagamento delas. Contudo, como o próprio termo já sugere, no self-checkout é o próprio cliente quem realiza as operações no caixa!
Com um sistema de self-checkout, o supermercado oferece ao cliente a possibilidade de evitar filas e acelerar sua experiência no estabelecimento. E com o sistema, o varejista tem todo o controle das vendas e dos pagamentos realizados pelos consumidores.
Ao colocar no carrinho todos os produtos desejados, o consumidor passa o código de barras dos produtos no painel do caixa de autoatendimento. No próprio equipamento, já são disponibilizadas sacolas para que o cliente possa armazenar as compras.
Tudo pronto! Depois de registrar e pesar todos os produtos (o que acontece ao colocar as mercadorias nas sacolas), é só fazer o pagamento, com cartão de crédito, débito ou PIX, na própria tela do aparelho de self-checkout.
Para os varejistas, o processo garante segurança no controle dos preços cobrados. As sacolas são posicionadas em uma balança, que analisa se o peso dos produtos bate com o registrado. Assim, o sistema avalia inconsistências para evitar problemas no faturamento.
Estamos chegando ao final do ano, e como sempre, o movimento nos supermercados tende a aumentar muito com a chegada das festas. É um ótimo momento para implementar o self-checkout, reduzir filas e oferecer mais conforto aos consumidores!
Agora que você já sabe como funciona o autoatendimento, é hora de conhecer, de forma mais detalhada, as suas vantagens. Por isso, preparamos uma lista com 5 benefícios do self-checkout no supermercado. Siga a leitura!
As filas são obstáculos que incomodam qualquer pessoa que vai no supermercado. Muitas vezes, ao ver longas fileiras, um consumidor até desiste de comprar naquela loja e vai procurar outra opção que possa ser mais rápida. Em fins de semana ou períodos como o fim de ano, essa realidade no varejo é ainda mais incômoda.
O self-checkout soluciona esse problema com eficiência. São pontos de caixa rápidos que, espalhados pela loja, ajudam a tirar a sobrecarga dos caixas comuns. O autoatendimento também contribui para o melhor aproveitamento do espaço da loja, portanto, além de reduzir filas, melhora a circulação e torna o tempo de espera mais curto!
Otimizar a experiência de compra de um cliente no supermercado vai além de reduzir as filas e diminuir o tempo de espera. É preciso considerar que vivemos tempos de total conectividade, o que gera um enorme desejo por praticidade em atividades do cotidiano. Tudo isso é oferecido pelo self-checkout!
A privacidade é outro dos benefícios do self-checkout no supermercado. Se um consumidor deseja comprar um produto mais íntimo, o autoatendimento é uma ótima forma de realizar a compra de forma mais discreta, sem constrangimentos. Dar ao cliente a possibilidade de comprar e pagar os produtos sozinho estabelece um relação de confiança e proximidade.
Agilidade e praticidade são palavras-chave quando se fala dos benefícios do self-checkout no supermercado. E outra grande vantagem é que o sistema de auto-atendimento elimina a necessidade do processo de pesagem dos produtos, que muitas vezes é feito antes mesmo de fazer o pagamento no caixa!
No self-checkout, qualquer produto é pesado para que seja feita a conferência dos preços. E para quem vai comprar frutas, legumes ou verduras, mercadorias que são cobradas a partir do peso, o autoatendimento elimina uma tarefa neste processo. O cliente gasta menos tempo na loja e fica livre para se divertir, trabalhar ou resolver outras pendências.
Um dos principais benefícios do self-checkout no supermercado é o melhor aproveitamento da mão de obra. Com menos colaboradores no caixa, é possível realocar os recursos humanos para áreas em que eles irão produzir mais. Isso é fundamental para reduzir as despesas e promover uma gestão financeira mais eficiente no varejo.
Todas as melhorias promovidas pelo self-checkout, tanto para a gestão de processos internos da loja, como na experiência de compra dos clientes, contribuem para aumentar as vendas! Clientes mais satisfeitos e confortáveis tendem a voltar mais vezes ao supermercado, portanto, o autoatendimento também ajuda a fidelizar o público.
Neste post, abordamos muito o assunto da experiência vivida pelo cliente no supermercado. Este é um fator importantíssimo e tem a ver com a forma com que a percepção do consumidor sobre a loja é divulgada, nas redes sociais ou em conversa com os amigos. Conectividade, praticidade e modernidade são aspectos que chamam a atenção.
Portanto, o self-checkout também serve como um atributo de marketing para o supermercado. As lojas que disponibilizam o autoatendimento tendem a ser mais divulgadas e passam uma imagem moderna e alinhada com características positivas do mundo atual. É mídia positiva que ajuda a alavancar as vendas!
A VR Software conta com uma excelente opção para os supermercadistas que desejam implementar o autoatendimento digital em suas lojas. Conheça o VR Self Checkout e saiba como ele pode garantir uma experiência prática para os clientes e ótimos resultados para as empresas!
Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados
CONTATO MATRIZ
19 3442-7600 | 19 3701-6520
Plantão:
19 4040-4040 | 19 3442-7600
ENDEREÇO MATRIZ
Rua Narciso Gonçalves, nº 59
Jd. Cidade Universitária
Limeira-SP | CEP 13484-646