Skip to main content

A gestão de um supermercado envolve diversos setores e processos, com inúmeras tarefas contínuas, que exigem muita organização. Ainda que a tecnologia já ajude muito, um passo importante deve ser dado para otimizar a gestão: integrar sistemas no varejo!

Imagine uma empresa em que os diferentes setores não se comunicam, as informações não são compartilhadas da maneira correta e os processos não se conectam. Parece ruim, não é mesmo? No varejo, as consequências dessa falha podem ser muito graves.

Portanto, preparamos este texto para explicar as vantagens de se fazer a integração operacional do seu supermercado. Aqui, você vai saber os benefícios dessa prática, as formas de implementação e como o desempenho do negócio pode cair, caso ela não seja adotada!

 

Os benefícios de integrar sistemas no varejo

Quando falamos sobre integração de processos, um dos principais pilares é manter uma boa comunicação. Se ela é feita com falhas e ruídos, todo um esforço coletivo pode gerar mais problemas do que soluções.

Portanto, é de enorme utilidade apostar em ferramentas que estabeleçam uma boa conexão entre diferentes elementos, e a partir disso, melhorar a comunicação entre os agentes no dia a dia.

A integração dos sistemas também ajuda a ganhar tempo e minimizar os erros. Afinal, uma boa interligação entre as tarefas contribui para estabelecer uma linearidade entre elas.

Definir metodologias e segui-las de forma padronizada é uma cultura que aumenta a eficiência do trabalho, reduz os prejuízos e a subutilização dos recursos.

Estabelecer uma boa conexão dos setores no varejo é uma das ações mais importantes quando se busca fidelizar o cliente. Isso porque, quando todos os processos estão bem conectados, a tendência é que a qualidade do atendimento seja muito melhor.

Quer saber mais sobre a importância de se investir em sistemas de gestão para o seu supermercado? Neste post, listamos 5 sinais de que sua loja precisa de um!

 

O que o seu supermercado perde se não integrar os sistemas?

Imagine o setor administrativo do seu varejo, com profissionais talentosos, mas fazendo trabalhos repetitivos. O departamento de TI, por exemplo, precisa criar soluções no improviso para reunir dados desencontrados. É hora de repensar tudo isso!

Embora muitos supermercados contem com os melhores sistemas de informação e tecnologia de ponta, integrar sistemas no varejo é o que faz tudo funcionar melhor. Ter setores não interligados em prol do crescimento uniforme do negócio pode significar desperdício de dinheiro e retrabalho.

Ainda que cada setor produza em boa quantidade e qualidade, se tudo isso não acontecer com sinergia, os resultados podem ser insatisfatórios. Alinhar e interligar diferentes processos pode ser desafiador, mas a recompensa é grande!

O acompanhamento do histórico do cliente é um dos pontos problemáticos quando não se tem os setores integrados.

Mesmo que cada etapa de contato com o cliente esteja registrada, se elas não estiverem integradas, esse acompanhamento precisa ser feito manualmente, o que pode aumentar os erros e o tempo de trabalho.

Portanto, caso os setores estejam interligados, esse fluxo de informações é automatizado, e se torna mais uniforme e eficiente para o funcionamento interno do supermercado.

 

Como implementar a integração dos setores

Chegou o momento da prática! Você já sabe da importância de se fazer a integração dos sistemas de cada setor do seu supermercado ou de sua rede de lojas. Mas, como integrar sistemas no varejo?

Antes de tudo, faça uma boa pesquisa no mercado, para encontrar empresas que ofereçam serviços de credibilidade e certificação garantida.

A segurança oferecida é um fator primordial, tendo em vista que são dados imprescindíveis para o funcionamento do seu negócio!

Sendo assim, o próximo passo é escolher um bom sistema de gestão, que centralize os dados, informações e as rotinas mais importantes.

É fundamental investir em uma tecnologia de ponta, completa, que cubra todas as etapas de controle e monitoramento de um supermercado.

Deu pra perceber que a tecnologia é fundamental para o sucesso de um negócio nos tempos atuais, certo? Então veja nesse post porque esses recursos podem ser facilitadores de compras em um supermercado!

Conheça também o VR Controller360, o software completo para a controladoria do varejo. Clique aqui!

 

Integrar sistemas no varejo é um dos passos mais básicos, porém, dos mais importantes para se ter uma gestão bem-sucedida em qualquer empresa. No varejo, se torna ainda mais importante a busca por tecnologias de ponta, para estar sempre à frente de uma concorrência cada vez mais forte.

Para seguir bem informado sobre tecnologias de gestão de supermercados, dicas para melhorar os processos no varejo e alcançar a excelência nas rotinas operacionais, continue acompanhando o nosso blog e siga a VR Software nas redes sociais!