Como fazer a gestão de frente de caixa no seu supermercado?

Publicado em terça, 12 abril 2022
Como fazer a gestão de frente de caixa no seu supermercado?

O cliente chegou até seu supermercado, circulou pela loja, encontrou a mercadoria que queria e foi ao caixa efetivar a compra. Nessa etapa, porém, houve lentidão no recebimento do pagamento ou faltou troco. No momento do consumidor encerrar uma experiência de compra com chave de ouro, a frente de caixa falhou, comprometendo a imagem do estabelecimento.

É para evitar situações assim que entram em cena a tecnologia e uma eficiente gestão de frente de caixa. Esses dois itens são fundamentais para o bom funcionamento do setor e para o cliente ter a certeza de que naquele supermercado suas compras serão concluídas com competência, agilidade e qualidade.

 

Quer melhorar a gestão de frente de caixa do seu supermercado?

A seguir, vamos discutir o que fazer para o bom funcionamento de frente de caixa e quais soluções podem otimizar o setor e garantir a satisfação do shopper. Acompanhe!

 

Por que você não pode errar na gestão de frente de caixa?

Etapa na qual todo o trabalho de operação de venda é concluído, a frente de caixa deve funcionar com esmero. Afinal, é ali que uma experiência de compra se torna bem ou mal sucedida. Além disso, não adianta ter processos de produção, logística e distribuição de produtos impecáveis se houver falhas na consolidação das vendas.  Por isso, uma boa gestão do PDV passa, necessariamente, por um nível de excelência na etapa de frente de caixa. Para que o cliente não tenha nenhum dissabor ao tentar efetivar uma compra, o estabelecimento não pode errar na conclusão da venda.

Além de ser uma etapa que influencia diretamente para que o cliente seja um consumidor fiel do supermercado, a frente de caixa impacta em toda a contabilidade da loja. Ter um sistema eficiente de gestão do departamento significa ótimos resultados para o seu negócio, integrando dados e otimizando a jornada de compra do consumidor.

 

Adote ferramentas para otimizar a gestão do setor 

Com tantas soluções inovadoras, não é possível abrir mão da tecnologia no setor supermercadista e muito menos em uma etapa tão importante quanto na frente de caixa. O operador de caixa não apenas recebe os pagamentos, entre suas funções, está também a emissão de notas e cupons fiscais, liberação de descontos e vouchers para futuras compras, conferência de mercadorias e até mesmo o cancelamento da transação. Na atualidade, operações manuais para preenchimento de notas fiscais, por exemplo, são impensáveis. Cada vez mais os supermercados devem funcionar com tecnologias especializadas para o Varejo, ou seja, inseridos na era digital. E a frente de caixa ganha muito quando as operações são automatizadas.

 

O ERP é fundamental para uma boa gestão de frente de caixa

Existem recursos capazes de gerenciar e potencializar esse trabalho, auxiliando o operador.  Mas é importante que essas tecnologias estejam integradas em um sistema mais robusto. O ERP, sigla de Enterprice Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), é um sistema de informação que engloba todos os processos de uma organização. Para os supermercados, esse software é uma ferramenta de grande utilidade, pois interliga vários setores do empreendimento, padroniza dados, auxilia no planejamento e gerencia o funcionamento das áreas.

Com um ERP instalado na rotina de um supermercado, a abertura e fechamento de caixa e o atendimento ao cliente se tornam mais ágeis e eficientes. Com o suporte tecnológico, é possível oferecer ao consumidor uma variedade de formas de pagamento, como PIX, cartões de crédito e débito e ter o troco quando o cliente usa moedas e cédulas, por exemplo.

O supermercadista tem maior controle financeiro e fiscal com esse ERP. Isso significa que na frente de caixa haverá um gerenciamento mais eficiente de entradas e saídas e de emissão de notas fiscais exigidas pela legislação brasileira. Com o auxílio da tecnologia, o gestor do estabelecimento fica assegurado de que não faz qualquer negociação ilícita, pois tem as notas que documentam e formalizam todas as transações entre a loja e o consumidor.  

Além disso, essa gestão de forma eficiente, contribui para que o supermercadista adote estratégias para evitar a escassez de moedas no varejo com soluções que atuem diretamente na frente de caixa.

 

Conheça o VR Frente de Caixa e faça uma boa gestão no seu supermercado 

Pensando em como a frente de caixa é um setor estratégico para o supermercado, a VR desenvolveu uma solução sob medida para essa área.

O VR Frente de caixa está integrado ao ERP VR Master 4.0, uma tecnologia que auxilia todas as operações do caixa e cumpre todas as exigências fiscais. A Legislação brasileira referente aos tributos já fica disponível no sistema, dando segurança fiscal ao supermercadista. O software está preparado para emissão de Cupom Fiscal (impressora fiscal), Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), e otimiza o desempenho e a segurança para o seu supermercado

Como o cliente não pode ficar esperando na fila, o VR Master faz com que as operações de caixa sejam muito mais ágeis. O sistema centraliza as informações, permitindo uma redução do tempo para a realização de cada tarefa. Em outras palavras, a automatização dos processos faz com que a equipe do supermercado trabalhe mais rápido e com mais eficiência. 

 

Benefícios

O VR Master auxilia a frente de caixa em pelo menos outros dois aspectos. Com o sistema de gestão, todos os dados referentes às operações de caixa ficam reunidos em uma só plataforma. Dessa forma, facilitando a consulta a alguma informação sobre as transações comerciais. Além disso, também permite que o operador emita balancetes, demonstrativos e relatórios com facilidade.

Uma segunda vantagem é que a tecnologia faz a integração dos dados bancários. O software está ligado às instituições financeiras, que sabem quando os valores entram e saem, facilitando a aprovação das operações.

Há, ainda, um terceiro benefício para a frente de caixa. Todos os processos podem ser verificados e monitorados.Isso evita prejuízos e permite que o gestor do supermercado acompanhe todo o fluxo de trabalho e tome decisões estratégicas. É possível perceber quando uma tarefa não sendo executada da melhor forma, antecipar falhas e corrigir o percurso. 

 

-

 

A VR Software disponibiliza um conjunto de soluções para o supermercadista controlar seu negócio com competência. Clique aqui e confira mais sobre todas as ferramentas que desenvolvemos para o setor supermercadista.

QUEM VIU ESTE ARTIGO TAMBÉM VIU

Newsletter

Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados

CONTATO MATRIZ
19 3442-7600 | 19 3701-6520
Plantão:
19 4040-4040 | 19 3442-7600

Ver Unidades

ENDEREÇO MATRIZ
Rua Narciso Gonçalves, nº 59
Jd. Cidade Universitária
Limeira-SP | CEP 13484-646

Ver Unidades