Skip to main content

Não é tarefa fácil administrar um supermercado de maneira eficiente de modo a fidelizar clientes e obter lucratividade. Mas existem soluções que podem potencializar os resultados desse trabalho de fogo. Entre elas, a adoção de um sistema de gestão empresarial, que integra e organiza todas as informações do negócio em uma única plataforma, estamos falando do ERP para supermercado.

Isso pode significar um controle muito mais eficaz e dinâmico de toda a gestão do supermercado. Mas não basta apenas adotar um software dessa natureza. É fundamental escolher um sistema de qualidade que, de fato, aperfeiçoe as rotinas do supermercado e traga resultados positivos para as lojas.

A seguir, vamos descrever o que é um ERP e que critérios adotar ao optar por esse sistema de gerenciamento de supermercados. Acompanhe!

 

Saiba o que é um sistema de gestão empresarial (ERP)

São muitos os setores que necessitam ser administrados de forma eficiente para o bom funcionamento de um supermercado. As áreas de finanças, estoque, logística, marketing, entre outras, precisam ter um gerenciamento competente para que o negócio atraia a clientela. Um controle dinâmico e robusto dessas áreas fundamentais e de retaguarda do supermercado resulta em uma gestão eficaz também do PDV. E, sendo assim, o supermercadista vai oferecer uma experiência de compra muito mais positiva, atraindo, naturalmente, maior clientela.

Para orquestrar de modo eficiente todos esses setores, o supermercadista pode recorrer a um recurso tecnológico. Os softwares ERP funcionam como um sistema de gestão empresarial. Por meio de uma ferramenta tecnológica realizam o gerenciamento completo das lojas, aperfeiçoando os resultados fiscais, administrativos, financeiros, logísticos e a venda propriamente de produtos.

 

Entenda os benefícios do ERP para o seu supermercado

De uma forma geral, um ERP para supermercado é uma ferramenta que organiza todos os processos da gestão de uma loja em uma única plataforma, trazendo  vantagens competitivas para o negócio.

Em primeiro lugar, otimiza o fluxo da informação, a qualidade e a eficiência dentro da organização porque é um recurso de TI (tecnologia de informação) que coleta, processa, armazena e distribui dados para os gestores do supermercado. Como destaca este artigo, a TI não está mais limitada a computadores, pois abarca todo o conjunto de tecnologias capazes de interligar diversos computadores em rede, possibilitando trocar dados e informações em longas distâncias e fora das fronteiras organizacionais.

Aí temos, consequentemente, outras vantagens do software para supermercado: o ERP reduz os limites de tempo de resposta de informação entre os setores e aumenta a segurança para a tomada de decisão. Com o ERP organizando as informações, os supermercadistas têm um subsídio e um suporte fundamentais pra mudarem ou aperfeiçoarem o negócio.

Outro benefício é que a tecnologia otimiza a gestão e elimina a burocracia e a redundância de atividades. Não há mais emissão de documentos em papel ou elaboração de planilhas para a organização orçamentária. Todas as tarefas como o registro de pagamentos são automatizadas, realizadas digitalmente, podendo ser compartilhados on-line.

No tocante à gestão financeira, mais ganhos Os dados relativos às finanças ficam em segurança dentro de ERP. Isso é fundamental, pois são informações estratégicas e não podem vazar em hipótese alguma. O software é capaz de fazer várias consultas financeiras combinando filtros e emitindo relatórios diversos. Além disso, a conciliação bancária é automatizada, bem como o cálculo de juros e envio de e-mails com boletos e duplicatas.

Ainda podemos citar as melhorias trazidas pelo ERP em relação ao controle sobre estoques, a entrada e saída de produtos e ao fluxo de caixa. Usando um software para supermercado, tem-se total domínio, por exemplo, não só sobre quantas mercadorias há em estoque, mas também prazo de validade e as condições do local onde os produtos estão armazenados.

 

Tenha critérios sólidos na hora de escolher o ERP

Como entrega uma série de vantagens, o software para supermercado demanda um custo considerável, mas que pode se transformar em investimento quando os resultados positivos começarem a aparecer.

A decisão para a escolha de um software ou a substituição de um que já exista por uma ferramenta que atenda todas as necessidades do supermercadista deve ser, então, bem criteriosa, começando por uma visão clara sobre por que motivo o sistema será adquirido. Vale a pena fazer um inventário das demandas e pontos críticos do negócio para avaliar a funcionalidade do software para as lojas.

Estando seguro da decisão, opte por uma empresa fornecedora que seja confiável e sólida, que tenha certificados, premiações e reconhecimento no mercado. Isso é fundamental, já que serão transferidas para ela todas as informações referentes à gestão do negócio.  Também é  essencial escolher uma empresa que esteja acostumada a atender ao setor supermercadista. Ou seja, contrate quem esteja habituado com a TI aplicada a supermercados porque isso será útil para solucionar uma dúvida, atender um quesito ou resolver um problema de operação do software.

Outro cuidado é usar um software que atenda às regras fiscais e tributárias, pois com isso o supermercadista vai trabalhar com confiança de que sua gestão não comete nenhum equívoco jurídico.

 

Conheça a solução ERP VR:

Sendo uma empresa focada no setor supermercadista, a VR desenvolveu um software que controla todos os departamentos e processos de um estabelecimento. O ERP VR organiza desde o recebimento de mercadorias, venda no PDV, até a retaguarda. O sistema possui interface intuitiva e funcional e aperfeiçoa toda a gestão do supermercado, trazendo melhores resultados operacionais, fiscais, administrativos, financeiros e logísticos.

 

Quer saber detalhes sobre o software da VR para supermercados? Então, entre em contato com a nossa equipe e tire  todas as suas dúvidas.