O que é um sistema conciliador de cartões?

Publicado em segunda, 30 novembro -1
O que é um sistema conciliador de cartões?

Realizar vendas de cartões de crédito e débito exige do varejo muita organização e controle. Quando o consumidor opta por este método de pagamento, o supermercadista não recebe o valor na hora exata. Esse repasse acontece em 30 dias, quando é utilizado crédito, e 1 dia, em caso de pagamento no débito. Sendo assim, sistema conciliador de cartões é o dispositivo que pode ser um grande aliado do supermercadista!

Esse tempo entre o pagamento com o cartão e o recebimento do valor pode gerar problemas organizacionais no varejo. Ainda é preciso considerar que os valores recebidos em pagamentos realizados com o cartão sofrem o desconto de uma taxa cobrada pela operadora do serviço. Portanto, o controle das vendas e do valor a receber se torna muito mais complexo.

Além das vendas, outros procedimentos no varejo podem ser realizados com cartão, como as próprias despesas, por exemplo. Isso aumenta, ainda mais, o alerta sobre a importância da conciliação de cartões.

Neste post, você vai entender o que é o conciliador de cartões e como ele soluciona os problemas de controle gerados por pagamentos com cartão de crédito e débito!

Sistema conciliador de cartões: como funciona?

O conciliador de cartões é um sistema que faz a gestão dos valores a receber por vendas em que o consumidor utiliza o cartão como método de pagamento. Ele também ajuda no controle de outras operações financeiras da loja. Alguns fatores primordiais são considerados, como as tarifas cobradas pelas operadoras, antecipação do recebimento e valor da venda!

Então, o conciliador de cartões estabelece uma sincronização entre esses fatores. As taxas cobradas pelas operadoras são conciliadas com o valor das vendas, e tudo é lançado no sistema de gestão do supermercado. Portanto, as informações servem para estabelecer um controle eficaz do fluxo de vendas e dos valores que entram e ainda estão por entrar no caixa.

Todos esses dados ficam disponíveis para visualização e controle por parte do gestor responsável!

Quando este processo é feito apenas com recursos manuais, a chance de acontecerem erros é maior. Essas falhas podem comprometer, de maneira sensível, o controle financeiro da loja. Com o conciliador de cartões, aliado ao sistema de gestão, o supermercadista otimiza o procedimento, evita cobranças erradas e ganha tempo na execução desta tarefa!

O sistema de gestão é importante, não só para trabalhar junto da conciliação de vendas realizadas com cartão, mas em diversos outros processos importantes no gerenciamento do varejo. Você sabe como escolher um para o supermercado? Leia este artigo no blog e saiba o que levar em conta para investir em um software!

Os benefícios de um sistema conciliador de cartões

As vantagens de trabalhar com um sistema conciliador de cartões não se resumem aos fatores de organização da loja. Esse dispositivo contribui para outros aspectos do equilíbrio financeiro e fiscal do varejo e permite otimizar processos sensíveis na gestão de um supermercado. Veja abaixo os principais benefícios da conciliação de cartões!

Um dos principais propósitos do conciliador de cartões é eliminar erros no repasse dos valores da operadora para o lojista. Portanto, cobranças indevidas de taxas e todo tipo de falha no pagamento são eliminadas a partir do monitoramento que passa para as mãos do gestor supermercadista!

Dessa forma, o sistema proporciona um maior controle financeiro-contábil, a partir do acompanhamento integral de todos os valores reais que precisam ser recebidos, bem como as taxas que incidem sobre essa quantia. A visualização é feita de forma prática, intuitiva e eficiente.

Menor risco de fraudes e falhas

Este controle também permite a redução do risco de fraudes. Alguns prejuízos podem ocorrer não por erros em cálculos, mas por ações de má-fé que comprometem o equilíbrio financeiro e operacional de uma loja. O conciliador de cartões permite ao gestor evitar esse tipo de problema.

Essas fraudes podem fazer com que os valores não sejam repassados corretamente, ou que taxas inexistentes sejam cobradas nas operações. O mais perigoso ao fazer o controle manualmente é que esse tipo de prejuízo pode ser invisível na contabilização e passar despercebido, como se fosse real!

Dados disponíveis em tempo real

Outro benefício do sistema conciliador de cartões é que a consolidação dos dados acontece em tempo real. Todas essas informações sobre o valor das vendas, taxas e tempo para receber ficam disponíveis e são atualizadas automaticamente, o que permite ao gestor responsável um acompanhamento completo de toda a dinâmica.

Essa característica proporciona vantagens importantes. Uma delas é monitorar as taxas cobradas pelas operadoras e identificar alguns desequilíbrios, que podem gerar argumentos de negociação com as empresas responsáveis. É possível entender melhor o funcionamento das tarifas e otimizar a relação com os pagamentos realizados por cartão!

Mais organização e planejamento

A conciliação de cartões também gera a possibilidade de melhorar a gestão, a organização e o planejamento do varejo como um todo. Ao reduzir os processos manuais, sobra mais tempo e mão-de-obra para cuidar das vendas, do atendimento ao cliente e outras etapas cruciais para se estabelecer uma gestão bem sucedida no supermercado.

Para isso, é necessário que o conciliador esteja integrado com o software de gestão e outros dispositivos, e principalmente com a frente de caixa. Com a automatização deste processo é possível alocar melhor os recursos humanos e tecnológicos. Além disso, os dados gerados pela conciliação melhoram o planejamento das vendas e dos gastos da loja!

Conheça o VR Conciliador de Cartões

A VR Software conta com uma solução avançada e eficiente de ponta a ponta para a conciliação das vendas realizadas com pagamento por cartões!

O VR Conciliador de Cartões é o sistema perfeito para acompanhar as operações realizadas com cartão na loja, não só as vendas, como as despesas e outros procedimentos financeiros. Tudo isso é feito em uma interface moderna e personalizada!

Clique aqui e conheça os benefícios do VR Conciliador de Cartões!

QUEM VIU ESTE ARTIGO TAMBÉM VIU

Newsletter

Faça parte da Comunidade VR! Receba dicas e conteúdos sobre supermercados

CONTATO MATRIZ
19 3442-7600 | 19 3701-6520
Plantão:
19 4040-4040 | 19 3442-7600

Ver Unidades

ENDEREÇO MATRIZ
Rua Narciso Gonçalves, nº 59
Jd. Cidade Universitária
Limeira-SP | CEP 13484-646

Ver Unidades