NRF 2022: destaques, novidades e tendências do maior evento de varejo no mundo

Publicado em segunda, 30 novembro -1
NRF 2022: destaques, novidades e tendências do maior evento de varejo no mundo

O NRF Retail’s Big Show é o maior evento especializado em varejo do mundo. A proposta é reunir varejistas de todo o mundo, com presença de grandes marcas e empresários do setor. O NRF 2022, que aconteceu em Nova York, entre os dias 16 e 18 de janeiro, apresentou e discutiu, por meio de palestras e conferências, as principais tendências do momento para o varejo.

 

Você vai conhecê-las a seguir!

 

Metaverso: o grande destaque do NRF 2022

Ao longo da programação, nos 3 dias de evento, ficou claro que o varejo já não é mais o mesmo. O setor vem passando por diversas mudanças, que estão cada vez mais aceleradas, sobretudo pelo impacto da pandemia. As inovações em curso mostram que as barreiras entre o mundo físico e digital, offline e online, devem ser cada vez menores.

O metaverso é um conceito que ainda não foi aplicado no varejo, contudo, já é visto como um recurso que pode ser transformador para o setor no ambiente digital. Não à toa, esteve presente em quase todos os debates e apresentações do NRF 2022. O metaverso no varejo contemplaria uma importante mudança no hábito de consumo, que vem, sobretudo, da geração Z.

Os shoppers mais jovens buscam por experiências de compra que, além de ágeis e práticas, sejam divertidas. No evento, foram apresentados cases da NikeLand e Ralph Lauren, que desenvolveram roupas no metaverso, com a opção de o usuário experimentar as peças em uma plataforma digital.

Avatar, realidade virtual e aumentada, são termos que devem estar sob o domínio dos varejistas, de olho no futuro!

 

ESG: as boas práticas ambientais, sociais e de governança

O ESG (Environmental, Social and Governance) também esteve na lista de preocupações dos discursos no NRF 2022. A sigla representa o que devem ser boas práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pelas empresas. O objetivo é criar empatia e identificação com a sociedade, que tem se engajado cada vez mais nesses temas.

Entretanto, discursos vazios não funcionam mais. Especialistas alertaram sobre a urgência de se reforçar ações práticas de diversidade, equidade e inclusão no varejo, não só em termos de comunicação, mas no cuidado com os colaboradores, clientes e sociedade em geral.

As preocupações da sociedade 5.0, mais engajada e conectada com questões relevantes, devem ser, também, preocupações do varejo. Por isso, outro tema apresentado como tendência para 2022 foi o meio-ambiente. Para os especialistas, as marcas devem investir em recursos e ferramentas alinhadas às práticas de consumo consciente e de sustentabilidade ambiental.

 

Integração do mundo físico e digital com a realidade aumentada

Um dos principais temas do NRF 2022 foi a aproximação do ambiente offline com o online, ou seja, do espaço físico com o digital. Para os próximos anos, a tendência é que essa distância seja ainda mais reduzida.

 

A realidade aumentada é uma tecnologia crucial para fazer essa integração. Com ela é possível criar experiências mais realistas. Plataformas 3D que permitem a visualização completa de um produto, ou mesmo ferramentas de imersão virtual em catálogos de produtos foram possibilidades apresentadas no evento!

 

Experiência omnichannel para quem já nasceu em um ‘mundo omnichannel’

Ainda nesta linha de integração entre o online e offline, a experiência omnichannel foi outra tendência muito falada no NRF 2022. Contudo, o conceito foi abordado de uma maneira diferente por Kate Ancketill, CEO e fundadora do GDR Creative Intelligence.

Ela destacou que a geração Z já nasceu em um ‘mundo omnichannel’, portanto, para eles, já não existe uma separação entre o online e o offline. Portanto, é muito importante que o omnichannel seja aperfeiçoado, para que os canais estejam, de fato, integrados, e possam gerar experiências diferenciadas!

 

NRF 2022 destaca crescimento do Social Commerce

Em um mundo cada vez mais conectado às redes sociais, é primordial trabalhar bem esses canais para se comunicar com clientes e vender mais. Por isso, o Social Commerce foi apontado como tendência do varejo para 2022. Instagram, Twitter, YouTube, TikTok e Facebook são mídias que podem gerar ótimos resultados, se bem trabalhadas.

Outra tendência discutida na NRF 2022 foi o Live Commerce. Vendas realizadas por meio de transmissões ao vivo se encaixam na demanda por experiências de compra divertidas, informativas e dinâmicas!

 

Cresce a demanda por entregas mais rápidas

Quando falamos em compras online, o tempo de espera para a chegada das encomendas é um dos pontos mais discutidos, e criticados, em alguns casos. Por esse motivo, o tema foi abordado no NRF 2022, com um consenso: é necessário reduzir drasticamente o tempo de espera.

O e-commerce deve se tornar um quick commerce e se adaptar ao novo comportamento do shopper, que deseja processos mais ágeis e descomplicados. Neste sentido, o evento destacou a modalidade de entrega no mesmo dia da compra, que tem sido implementada pelos maiores varejistas do mercado.

 

Pagamento com criptomoedas no radar do NRF 2022

Além da entrega, o pagamento das compras também foi discutido durante o NRF 2022. Para alguns especialistas, o varejo deve se abrir de vez para aceitar as criptomoedas como um meio de pagamento.

Algumas empresas já aceitam, em suas plataformas e-commerce, o pagamento com criptomoedas. Por isso, soluções de checkout com criptoativos se consolidam como tendências para o varejo em 2022!

 

Automação avançada para uma gestão de excelência no varejo

Os processos operacionais no varejo são compostos por algumas atividades complexas que, em larga escala, podem levar muito tempo. Além disso, o trabalho 100% manual está mais sujeito a erros, que podem gerar um aumento nos custos para a empresa.

Por isso, a automação avançada dos processos no varejo também foi tema no NRF 2022. O evento apresentou soluções para a gestão para setores vitais das lojas, como o controle de armazéns e até mesmo robôs que ajudam a agilizar tarefas de transporte e limpeza, por exemplo!

 

A importância de tomar decisões baseadas em dados

Por fim, o uso de dados para a tomada de decisões também foi um dos principais destaques do NRF 2022. Especialistas falaram sobre a importância de coletar, processar e interpretar dados dos clientes para o Customer Experience no varejo.

É fundamental fazer escolhas mais assertivas e precisas, o que é possível com a ajuda do Big Data e da inteligência de dados. Analisar as informações ajuda os varejistas a acelerar os processos, além de reduzir os custos e os erros na gestão de seus negócios!

 

Como se adequar às mudanças e colocar em prática as tendências no varejo

O NRF 2022 mostrou que o processo de inovação no varejo está cada vez mais acelerado, o que só aumenta a concorrência em um setor que sempre foi muito competitivo. Entretanto, não basta ter acesso às novas tecnologias, é preciso saber como se adequar e implementar os novos recursos na realidade de um supermercado.

A inovação deve fazer parte da cultura da loja. Todos os colaboradores, líderes e gestores precisam estar alinhados para que os processos funcionem na prática, e os recursos sejam utilizados com o máximo de suas capacidades. Além disso, é indispensável garantir a excelência operacional em todos os setores, assim como ter a possibilidade de monitorar e analisar os processos.

 

Quer saber mais sobre como se adequar às tendências para supermercados em 2022? Leia este post no blog e conheça iniciativas para otimizar a experiência de compra e o relacionamento com o consumidor!

 

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