Padaria em supermercado: práticas para melhorar a gestão e aumentar as vendas no setor

Publicado em segunda, 30 novembro -1
Padaria em supermercado: práticas para melhorar a gestão e aumentar as vendas no setor

Supermercados que contam com uma padaria em seus espaços têm boas vantagens competitivas e claro, aumentam suas vendas consideravelmente. Visto que o cliente poupa o tempo de ir em outro comércio. Implementar esse setor oferece uma experiência totalmente diferenciada aos seus clientes e dessa forma, se destacam pela praticidade e comodidade. Mas, para alcançar bons resultados, você precisa saber como efetuar e garantir a boa gestão de uma padaria em supermercado.

 

Neste post, explicamos os benefícios de contar com uma padaria na loja e os aspectos mais importantes para instalar e gerenciar essa nova empreitada. Boa leitura!

 

As vantagens de ter uma padaria em supermercado

Ter uma padaria dentro do supermercado é uma estratégia muito vantajosa, sob diversos aspectos. A padaria é um estabelecimento ao qual as pessoas costumam recorrer em vários momentos do dia: pela manhã, para fazer aquele café reforçado, no lanche da tarde ou ao longo do dia, para refeições mais rápidas. 

O tipo de mercadoria vendido neste estabelecimento também faz com que esse cliente seja mais recorrente, afinal, produtos como pães e outros tipos de alimentos são consumidos mais de uma vez por semana, o mesmo em vários momentos durante o dia. 

Portanto, a padaria tem um fluxo de clientes ainda maior do que um supermercado normalmente tem. Essa alta no movimento, por si só, já é um grande benefício, contudo, existem outras vantagens valiosas de se instalar uma padaria em supermercado. 

 

Oferecer praticidade e comodidade aos clientes para fidelizá-los

Otimizar a experiência do cliente é uma necessidade contínua para qualquer negócio, sobretudo no contexto atual. Os consumidores buscam por jornadas cada vez mais práticas, ágeis e cômodas.

Neste sentido, a possibilidade de ir a um supermercado para fazer compras do mês e poder aproveitar para levar um pão ou um bolo para o lanche da tarde ou noite é um diferencial interessantíssimo para qualquer cliente!

Sendo assim, um supermercado que conta com uma padaria em seu espaço, permite que o consumidor evite mais deslocamentos e perca menos tempo para fazer suas compras. 

 

Incentivar a venda de outros produtos e maximizar os lucros

Normalmente, as padarias ficam no fundo dos supermercados. Isso faz com que o cliente que entra na loja a procura de produtos de padaria, visualize toda a enorme variedade de mercadorias no PDV

Ou seja, uma simples visita à padaria pode estimular a compra que o consumidor nem imaginava precisar ou simplesmente não havia descoberto esse anseio. Isso vale mesmo para as pessoas mais organizadas, que planejam bem suas idas ao supermercado.

O cliente também pode aproveitar para comprar algum produto que esqueceu de incluir nas compras do mês. Portanto, contar com uma padaria bem estruturada em seu supermercado é de grande vantagem competitiva. 

 

Como montar uma padaria em um supermercado?

Foi convencido que a padaria em supermercado pode ser um movimento certeiro para aumentar as vendas no seu supermercado? Então chegou a hora de saber como montar uma padaria na loja e ter uma gestão eficiente no setor. 

Para ter acesso aos benefícios, como em qualquer empreitada na gestão de um negócio, é necessário garantir um planejamento eficiente. Aproveite as dicas!

 

Escolha do local: um ponto crucial para o sucesso do projeto

Neste texto, já falamos sobre uma das principais vantagens estratégicas de ter uma padaria no supermercado: incentivar o consumo de outros produtos. Mas, para isso, a localização da padaria no espaço físico do estabelecimento é um dos pontos críticos na hora do planejamento.

O melhor lugar para uma padaria em supermercado é no fundo da loja. Isso faz com que, antes de chegar ao setor, o cliente circule por todo o estabelecimento e veja as prateleiras e promoções. Dessa forma ele é incentivado a consumir mais e faz novas descobertas!

Desse modo, o local de instalação da padaria é um dos fatores primordiais neste planejamento, além, claro, de garantir um espaço bonito, confortável, arejado e de boa visibilidade. 

 

Planejamento: a importância de conhecer o negócio das padarias

Por mais que padarias em supermercados já seja uma estratégia comum, o gestor que investe nessa ideia pela primeira vez está entrando em um novo mundo. Portanto, é primordial realizar uma pesquisa de mercado para compreender as particularidades de negócio das padarias. 

É salutar conhecer a realidade dos concorrentes e saber os erros e virtudes em seus processos operacionais. Assim é possível iniciar o projeto com mais embasamento e segurança!

E porque não ouvir os seus clientes sobre a novidade? Saber que eles gostariam de contar com uma padaria no estabelecimento em que frequentam é um ótimo início.

 

Variedade de produtos: ofereça as melhores opções ao cliente

Uma padaria em supermercado deve agregar valor à experiência do cliente, sobretudo nas opções de produto que ele pode encontrar. O espaço pode ser um diferencial para o estabelecimento a partir do mix de mercadorias que é oferecido. Portanto, o ideal é prezar pela variedade e, sobretudo, pela qualidade dos produtos ofertados na padaria.

Disponibilizar somente alimentos básicos como pães, salgados e bolos pode não atender a demanda do cliente, e provocar uma quebra em suas expectativas. 

É essencial conhecer bem o seu público consumidor para definir o que será oferecido na loja. Seus hábitos de consumo e alimentos de preferência ajudam a garantir que a padaria do seu supermercado será, de fato, diferenciada!

 

Padaria em supermercado: o que não pode faltar para uma gestão de sucesso? 

A padaria é um espaço agregado e oferece produtos diferentes, mas deve funcionar de forma integrada com todo o supermercado. É necessária muita atenção com fatores como a qualidade do atendimento. Além disso, é importantíssimo ter habilidade para compreender as singularidades de uma padaria e as opções de negócio que ela oferece.

Depois de passar pelas questões estruturais da implementação de uma padaria no supermercado, vamos compreender como otimizar a gestão integrada com as dicas que listamos a seguir!

 

Garanta uma gestão de excelência dos processos da padaria

É importante entender que a padaria vai gerar uma série considerável de novos processos e obrigações na gestão do supermercado. E para que o projeto seja bem sucedido, é indispensável garantir um gerenciamento operacional de excelência.

Sistemas de gestão e softwares automatizados ajudam no controle do estoque, financeiro, na precificação de produtos e outras demandas cruciais para o funcionamento da padaria e de toda a loja.

Instalar uma padaria no supermercado pode significar um grande aumento na lucratividade, entretanto, o estabelecimento precisa amadurecer todos os seus processos de gestão. Digitalizar a operação da loja é um passo fundamental!

 

Priorize o atendimento de alto nível com uma equipe capacitada

A padaria também traz novas demandas de recursos humanos para o supermercado. É preciso contratar padeiros, ajudantes e novos atendentes, que devem formar um time eficaz e especializado para entregar bons resultados. 

O atendimento na padaria deve seguir o padrão do restante da loja, além de considerar o contexto específico deste tipo de espaço. Investir na capacitação da equipe também é imprescindível para solucionar dúvidas e auxiliar os clientes em suas jornadas!

A tecnologia também exerce um papel elementar na otimização da experiência de compra do consumidor na padaria. Oferecer a opção de autoatendimento no espaço é uma ótima solução para agilizar o processo de compra dos clientes.

 

Aproveite a padaria para realizar novas ações de marketing

Os desafios e obrigações que uma padaria em supermercado traz para os gestores também podem ser vistos como possibilidades de crescimento. Além de garantir que as novas demandas operacionais sejam bem gerenciadas, é crucial aproveitar as oportunidades também. 

Com a padaria, o departamento de marketing, por exemplo, tem novos produtos e situações para atrair e fidelizar clientes com campanhas estratégicas e ações direcionadas. Afinal, se o objetivo é aumentar as vendas, é necessário promover bem os novos produtos. Isso já pode começar por uma inauguração bem caprichada para a padaria!

Conceitos eficazes como a sazonalidade, bem como promoções e ofertas especiais, ganham um campo fértil para ações significativas. Produtos sazonais significam oportunidades de se aproximar do consumidor e conquistar novos clientes.

 

Tudo pronto para instalar uma padaria em seu supermercado e maximizar os lucros em seu estabelecimento? Para aumentar suas chances de sucesso, é necessário otimizar a gestão do ponto de venda. Leia este post com dicas valiosas para garantir um PDV eficiente! 

 

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