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Como criar uma estratégia de trade marketing para supermercados?

Como criar uma estratégia de trade marketing para supermercados?
VR Software
junho 16, 2023

Para ter competitividade no mercado, uma loja precisa otimizar todos os seus processos. O marketing, por exemplo, não pode se limitar a chamar a atenção dos consumidores. Como solução, o trade marketing para supermercados é um método que busca conquistar os clientes durante toda a experiência de compra!

Neste post, você vai entender o que é o trade marketing, a partir de suas diferenças e convergências com o marketing, como ele pode ser aplicado no varejo e suas vantagens para a gestão de um supermercado!

 

As diferenças entre marketing e trade marketing

Antes de abordarmos o trade marketing para supermercados, é necessário explicar quais são as diferenças entre este conceito e a definição de marketing, que é mais conhecida. Embora as duas vertentes estejam conectadas, elas funcionam de maneiras diferentes, com objetivos específicos a serem alcançados!

No contexto de um supermercado, é possível definir o marketing como a comunicação realizada fora do PDV. Ou seja, é elaborada uma estratégia para comunicar as vantagens de produtos, serviços ou marcas antes do consumidor chegar ao ponto de venda, ou para atraí-lo.

Portanto, uma estratégia de marketing foca em demandas que se relacionam mais com o mercado. Nesta etapa, são definidos os melhores métodos de precificação para cada produto, medidas de relacionamento com os clientes, além de realizar todo o monitoramento da percepção dos consumidores e das ações do mercado.

Já o trade marketing faz a comunicação para dentro do PDV. A busca é por impressionar e continuar a conquista dos clientes no ponto de venda. O foco deixa de ser na atração por meio dos produtos e marcas, e passa a ser a experiência de compra!

Uma boa estratégia de trade marketing engloba ações que facilitam a vida do comprador em uma loja, seja ele uma empresa ou um consumidor comum. Dessa forma, além dos pontos de venda, os canais de venda e de distribuição precisam ser adaptados para proporcionar a melhor experiência de compra possível.

 

Os dois conceitos devem funcionar em conjunto

Agora você já sabe que marketing e trade marketing são conceitos diferentes. Entretanto, para que uma estratégia de trade marketing tenha sucesso, é necessário executá-la de maneira integrada com o marketing. Da mesma forma, no contexto do varejo, as estratégias de marketing só terão efeito se o consumidor for conquistado no ponto de venda.

Vamos para a prática. Não adianta vender bem um produto, ou fazer uma excelente divulgação de uma promoção, sem uma estratégia de trade marketing correta no PDV. Ou seja, o varejista pode até ter conseguido atrair uma série de clientes para a loja, mas de nada adianta se a experiência de compra não for confortável e eficiente!

 

Como funciona o trade marketing para supermercados

Chegou o momento de entender, na prática, o funcionamento do trade marketing para supermercados. Antes de tudo, é importante ressaltar que o principal objetivo é aumentar as vendas a partir de ações que impressionem e agradem o cliente no ponto de venda, e de métodos que proporcionem uma boa experiência de compra.

Uma estratégia de trade marketing deve ser realizada por um profissional especializado na área, que atua em conjunto dos fabricantes e se comunica com o setor de marketing da loja. Então, se trabalha para identificar as demandas dos clientes, a partir das características dos hábitos de seus hábitos de compra.

Portanto, ao conhecer, de fato, os consumidores, é possível traçar métodos para oferecer uma experiência de compra condizente com seus hábitos de consumo. Em seguida, é crucial definir metas e objetivos, em conjunto com os fornecedores, para colocar as ações em prática, e monitorá-las ao longo do processo.

 

O trade marketing para supermercados na prática

Depois de analisar as demandas dos clientes e planejar as ações de trade marketing, é preciso executá-las. O principal objetivo é despertar o interesse dos clientes no ponto de venda. Isso só acontece se as ações de categorização, precificação e planograma dos produtos forem realizadas com sucesso!

Preço, disponibilidade dos produtos, a forma com que eles são organizados nas gôndolas, fichas técnicas para as mercadorias. Tudo isso deve ser pensado e executado, dentro de uma estratégia, para otimizar a experiência de compra do consumidor.

Para isso, é necessário seguir uma série de medidas de gestão. Promotores de venda e repositores devem ser treinados para que a estratégia de trade marketing seja bem executada. A partir disso, as ações precisam ter continuidade e regularidade, para que todas as expectativas e necessidades dos clientes sejam atendidas no PDV.

 

Os benefícios das estratégias de trade marketing para supermercados

Como já explicamos neste texto, o principal objetivo de uma estratégia de trade marketing para supermercados é alavancar as vendas. Portanto, se bem executada esta estratégia, o grande benefício de aplicá-la é vender mais. Por isso este método é tão importante para o varejo e vale o investimento em equipe, treinamentos e logística!

Entretanto, as vantagens do trade marketing vão além do aumento nas vendas. Ele contribui para a otimização de uma empresa varejista como um todo, a partir da integração dos setores. Para que o trade funcione bem, todos os setores precisam funcionar em conjunto, e esse tipo de ação ajuda a melhorar vários outros processos.

O marketing, por exemplo, como já sabemos, tem no trade marketing a continuidade e até mesmo a efetivação de suas ações. Com o funcionamento coletivo, a produtividade da equipe de marketing tende a aumentar.

O mesmo acontece na relação com os fornecedores que, ao trabalharem junto da loja na construção das estratégias, passam a ter os objetivos alinhados e uma atuação mais coesa.

Por fim, os benefícios para o financeiro e o operacional do supermercado também são impactantes. Com o trade é possível prever, com mais precisão, os investimentos, despesas e lucros. Isso contribui para monitorar com mais eficácia os gastos da loja. O mesmo vale para o controle de saída e entrada de novos produtos no PDV!

 

Conclusão

Os consumidores têm criado, cada vez mais, novos hábitos de compra e demandado uma experiência mais ágil e prática. Portanto, conciliar a tecnologia com novos métodos de gestão do varejo é crucial para o sucesso do setor na atualidade.

 

Quer saber mais sobre as novidades do setor supermercadista? Acompanhe o blog da VR Software.

 

 

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